Edit Template

Semana Mundial do Espaço 2024: um balanço

“Todos os anos há uma temática da Semana Mundial do Espaço. Em 2024, o tema foi o Espaço e as Alterações Climáticas. Com efeito, o estudo das alterações climáticas pela sua monitorização pela área da Observação da Terra é muito importante não só pelos modelos preditivos, mas também na melhoria dos aconselhamentos de políticas públicas e de decisões em situações de emergência com fenómenos extremos.”

A Semana Mundial do Espaço é a maior celebração internacional do tema, em que se cumpre o objetivo de divulgar e ensinar diversos aspetos relativos ao Espaço para todos os públicos, tendo sido instituída em 1999 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Todos os anos se celebra de 4 a 10 de outubro, datas estas que espelham dois importantes marcos da conquista e exploração espacial: o lançamento do primeiro satélite criado pelo Homem, o Sputnik 1, a 4 de outubro de 1957, e a assinatura do Tratado do Espaço Exterior para a utilização pacífica do Espaço, a 10 de outubro de 1967.
Como é habitual, Portugal comemora a data desde o seu início, sendo coordenada ao longo do tempo com os esforços voluntários do Prof. Doutor Manuel Lopes, seguido do Prof. Doutor Rui Agostinho, ambos da Universidade de Lisboa, e desde 2020 por mim, Doutor Cláudio Gomes, do Centro de Física da Universidade do Porto. Além do esforço do Coordenador Nacional, o maior trabalho e resultados se devem a todos aqueles que, singulares ou instituições, dinamizam atividades e conseguem o sucesso desta iniciativa. Um bem-haja e um muito obrigado a todos vós!
Todos os anos há uma temática da Semana Mundial do Espaço. Em 2024, o tema foi o Espaço e as Alterações Climáticas. Com efeito, o estudo das alterações climáticas pela sua monitorização pela área da Observação da Terra é muito importante não só pelos modelos preditivos, mas também na melhoria dos aconselhamentos de políticas públicas e de decisões em situações de emergência com fenómenos extremos. A tecnologia espacial desempenha aqui um papel importante na procura de soluções sustentáveis para mitigação dos efeitos nefastos sobre a Humanidade, sobre os seres vivos, ambientes e diversas interações entre estes no Sistema Terrestre. A Física das Alterações Climáticas é também uma área muito relevante com aplicações de modelos da Física sobre o sistema climático e sobre o sistema terrestre.
Portugal apresentou 36 eventos oficialmente reportados no site internacional: worldspaceweek.org/nations/portugal. Há poucos dias houve a verificação final e relatório para a Associação da Semana Mundial do Espaço. Nesse sentido, o balanço das atividades (públicos-alvo, tipologia, alcance) foi muito positivo.
Nos Açores, diversas entidades promoveram eventos: Escola Secundária de Lagoa, Observatório Astronómico de Santana-Açores, Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Associação RAEGE Açores, Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo, EMA-Espaço/Governo Regional dos Açores. Muitos parabéns a todas as instituições dinamizadoras, as que deram apoio ou receberam atividades, e ao público que participou. Quero também agradecer às Secretarias Regionais da Educação dos Açores e Madeira, e ao Ministério da Educação e Ciência pela rápida e sempre pronta disseminação do conhecimento destas ações da Semana Mundial do Espaço junto das escolas.
No entanto, queria deixar uma nota pública de profundo desagrado para com a atitude da EMA-Espaço/Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades do Governo Regional dos Açores para com o Coordenador Nacional da Semana Mundial do Espaço. Com efeito, fui convidado nessa qualidade pelo Sr. Chefe de Gabinete da referida Secretaria Regional para palestrar e intervir em mesas redondas no Corvo e em Santa Maria, mas ao contrário de outras personalidades a quem houve o habitual pagamento de despesas associadas, era suposto as relativas à minha participação nessas atividades serem pagas por fundos próprios, que apurei junto da própria EMA-Espaço. Esta atitude discriminatória, de escárnio e desconsideração, provavelmente derivada das minhas críticas pessoais e profissionais à “ad eternum” dispendiosa e despesista Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço onde pululam pessoas com mérito vago e com formação com anos-luz da área, promove uma rutura das relações entre o Coordenador da Semana Mundial do Espaço e a referida Estrutura e Secretaria. A este ponto vem adicionar as informações desencontradas da realidade do Sr. Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades na RTP Açores acerca de “Comemorações Regionais da Semana Mundial do Espaço”. Com efeito, nunca foi outorgado no Sr. Secretário nem no Governo Regional poderes para “Comemorações Locais” (algo que pode ocorrer nas regras da Semana Mundial do Espaço sempre em articulação com o Coordenador Nacional), e nem o deveria fazer em profundo desrespeito pelas outras instituições dinamizadoras que, inclusivamente, há muitos mais anos contribuem para este evento, e que inclusivamente tiveram eventos a ocorrer antes das governamentais. Estas atitudes ou revelam amadorismo, ou revelam profunda mesquinhez de titulares de pastas ou funções públicas que deveriam servir as pessoas e não a si mesmos. O Governo Regional dos Açores pode contar comigo na qualidade de Coordenador Nacional da Semana Mundial do Espaço no estrito cumprimento das minhas funções.
Ultrapassada esta nota pública de desagrado, apenas necessária para esclarecimento ao(à) caro(a) leitor(a), apraz-me dizer que em breve as instituições organizadoras receberão um certificado oficial de reconhecimento pelas ações dinamizadas este ano. Apraz-me igualmente revelar que o tema do próximo ano da Semana Mundial do Espaço será “Viver no Espaço”. Esteja atento(a) às novidades no site e na página de Facebook oficial: www.facebook.com/worldspaceweekportugal.
Junte-se a nós no próximo ano, celebrando mais uma vez o Espaço!

Cláudio Gomes*

*Coordenador Nacional da Semana Mundial do Espaço

Edit Template
Notícias Recentes
SATA quer poupar 65 milhões de euros com Plano de Sustentabilidade Financeira
S. Miguel entre as regiões do país mais caras para arrendar casa no ano passado
Açores batem novo recorde de passageiros desembarcados no ano passado
“Eurowings” vai ligar Dusseldorf a Ponta Delgada
Pescadores alertam governo para “desgraça” no sector
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores