Edit Template

Inauguradas obras de beneficiação em caminho rural do Pico

O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, presidiu à inauguração da empreitada de beneficiação do Caminho Rural da Manga, localizado no Perímetro de Ordenamento Agrário da Madalena, freguesia da Criação Velha, concelho da Madalena do Pico.
A intervenção consistiu na pavimentação em betão betuminoso deste caminho rural com uma extensão de 1,1 km, e representou um investimento final de 129.400,00 euros.
A obra irá permitir beneficiar o acesso às suas explorações agrícolas de cerca de 20 agricultores numa área abrangida de 128 hectares. A obra, a cargo da Tecnovia Açores SA, resultou duma parceria entre os Serviços Florestais do Pico e a IROA, SA.
“Com esta empreitada pretende-se beneficiar acessibilidades, favorecendo as condições de acesso dos agricultores às suas explorações agrícolas. Melhorar as infraestruturas das áreas rurais contribui para elevar a qualidade do trabalho desenvolvido pelos agricultores e de igual modo, para a eficácia do transporte dos produtos agrícolas”, diz António Ventura.
E prossegue: “É de realçar que os caminhos rurais são uma importante infraestrutura na renovação do mundo rural, os mesmos desempenham um papel importante na organização e no desenvolvimento de atividades diárias. A manutenção adequada desses caminhos tem um impacto direto e profundo na qualidade de vida dos produtores agrícolas e transeuntes. Ao garantir boas acessibilidades, estamos a permitir por outro lado, que os produtos agrícolas cheguem aos mercados em perfeitas condições”.
Segundo o governante, para 2025 está previsto um “substancial investimento público em caminhos, abastecimento de água e eletrificação”.
No âmbito dos caminhos agrícolas, rurais e florestais os investimentos previstos são de 12,8 milhões de euros. A parceria entre a IROA, SA e os Serviços Florestais é para continuar, segundo António Ventura, estando previsto, para o Pico, um investimento de 800 mil euros nos caminhos rurais da Serra da Madalena, do Bodo de Leite, da Ferradura, da Meia Encosta de Santa Luzia e do Alto do Barreiro, conclui nota do governo.

Edit Template
Notícias Recentes
SATA quer poupar 65 milhões de euros com Plano de Sustentabilidade Financeira
S. Miguel entre as regiões do país mais caras para arrendar casa no ano passado
Açores batem novo recorde de passageiros desembarcados no ano passado
“Eurowings” vai ligar Dusseldorf a Ponta Delgada
Pescadores alertam governo para “desgraça” no sector
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores