Edit Template

Governo majora em 60% valor padrão para crianças deficientes em creches

A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social presidiu ontem à assinatura da terceira adenda ao acordo de Cooperação 2023-2024 para o Setor Social e Solidário, juntamente com a URIPSSA – União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a URMA – União Regional das Misericórdias dos Açores.
A adenda refere-se a uma comparticipação extraordinária no valor de 1.250.00,00 euros, que visa minimizar os efeitos da inflação, de despesas extraordinárias de funcionamento e dificuldades de tesouraria, cuja distribuição será feita pelas instituições que prestem respostas sociais.
Pela primeira vez na Região, será majorado o valor padrão em creches para crianças com deficiência, com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%.
Esta majoração ao valor padrão será de 60%.
Já a comparticipação extraordinária para as respostas de Lar Residencial, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário corresponderá a um aumento de 3,5% da comparticipação financeira mensal das respostas sociais.
No caso de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) o aumento corresponde a 3,1% da comparticipação financeira mensal.
Em todos os casos a comparticipação tem efeitos entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2024, sendo atribuída já neste Janeiro.
“Já tínhamos manifestado total abertura e disponibilidade para rever o valor padrão das respostas sociais na Região de modo a trazer uma maior estabilidade às instituições. Este é apenas mais um exemplo em que vemos o Governo Regional dos Açores a cumprir com os seus compromissos, e a pôr as pessoas primeiro, e sempre as que precisam de maior proteção”, sublinha Mónica Seidi, citada em nota do governo.

Edit Template
Notícias Recentes
Turismo, comércio e restauração fazem crescer PIB dos Açores acima da média do País
Bombeiros da Ribeira Grande adquirem nova ambulância para doentes não urgentes
TAP com promoções a 49 euros para Açores
Açores vão ser a estrela da Ovibeja deste ano
Detido pessoa por suspeita da prática do crime de perigo comum no aeroporto João Paulo II
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores