O deputado açoriano, e coordenador dos socialistas europeus na Comissão das Pescas do Parlamento Europeu, André Franqueira Rodrigues, foi escolhido como um dos vice-Presidentes do Intergrupo do Parlamento Europeu para os Oceanos, Rios, Ilhas e Zonas Costeiras (SEArica, na versão em inglês).
Nesse contexto, André Franqueira Rodrigues terá a seu cargo as questões relativas às Regiões Ultraperiféricas e à Segurança marítima, defesa e infraestruturas críticas.
Para André Franqueira Rodrigues, “no atual contexto geopolítico, difícil e exigente, a Segurança Marítima, a Defesa e as Infraestruturas críticas assumem particular centralidade. Esta vice-presidência constitui também mais uma oportunidade para aprofundar as questões que interessam às regiões ultraperiféricas, num domínio tão importante como as questões relativas aos Oceanos e às zonas costeiras. Num tempo marcado pela incerteza, esta é a ocasião para ampliar as coligações positivas em prol destas regiões e de uma visão integrada dos Oceanos que, para além do crescimento económico e da sustentabilidade, assegure a valorização dos seus atributos no domínio da defesa, da segurança marítima e das infraestruturas críticas – que serão cada vez mais relevantes”, referiu a propósito.
O Intergrupo SEArica visa estimular o debate e promover ações concretas de apoio a uma abordagem global das políticas relacionadas com o mar, que tenha em conta as ligações entre a sustentabilidade ambiental, a política industrial e de transportes marítimos, a investigação, a literacia dos oceanos e a exploração dos recursos marinhos vivos.
Na presente legislatura o Intergrupo Oceanos, Rios, Ilhas e Zonas Costeiras reúne 107 deputados de 23 Estados-Membros e 6 grupos políticos e foi um dos 28 Intergrupos formalmente aprovados pelo Parlamento Europeu para o presente mandato.
O Intergrupo é coadjuvado por um secretariado da responsabilidade da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa, organização de que os Açores fazem também parte, e lançou esta semana o primeiro conjunto de sessões de trabalho no Parlamento Europeu, com audições com elementos da Comissão Europeia, Think Tanks e representantes da indústria sobre o Pacto Europeu para os Oceanos.