Edit Template

Ponta Delgada distinguida nos Prémios Nacionais de Educação

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, manifestou a sua satisfação pelo facto de a autarquia ter sido distinguida na 1.ª edição dos Prémios Nacionais de Educação, recebendo duas Menções Honrosas nas categorias de “Arte” e “Cidadania” pelas medidas dirigidas aos estudantes e escolas do concelho, no âmbito do projecto Escol@tiva.
“Temos a plena convicção que, apesar de não termos responsabilidade de definição de política de Educação, sobre nós recai a obrigação base que alicerça a excelência do ensino e da consciência cívica individual e colectiva”, disse Pedro Nascimento Cabral, declaradamente “orgulhoso” com os resultados obtidos nesta primeira vida dos Prémios Nacionais de Educação.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, as menções honrosas vêm confirmar a qualidade do trabalho desenvolvido pelas administrações escolares, respectivos professores e auxiliares de acção educativa junto dos alunos, assim como a papel, cada vez mais, presente e preponderante dos encarregados de educação na construção do sucesso escolar.
“O sucesso e o mérito das conquistas tem muito mais de esforço colectivo do que se possa imaginar. Significa isto que, destas distinções, também emanam o esmerado trabalho e o acompanhamento de pais, professores e auxiliares de educação”, vincou.
O autarca recordou que, também no âmbito da implementação do projecto PDL Escol@tiva, a Câmara Municipal de Ponta Delgada recebeu o ‘Prémio Autarquia do Ano’, sendo distinguida na categoria de “Educação” e sub-categoria de “Incentivos ao Sucesso Escolar”.
O PDL Escol@tiva surge no âmbito do Conselho Local da Educação, tendo como principal objectivo proporcionar o intercâmbio escolar entre alunos e promover dinâmicas culturais, científicas e cívicas no município.
Pedro Nascimento Cabral sublinhou que a Câmara Municipal tem, através deste projecto, apostado em “proporcionar uma experiência transformadora” aos alunos do município, permitindo-lhes “desenvolver características e habilidades essenciais como a empatia, a adaptação e a capacidade de trabalhar em equipa, através de um conjunto de aprendizagens não formais”.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada salientou ainda que a autarquia vai continuar a investir “em práticas educativas inovadoras” e “numa educação de qualidade no nosso concelho”, tendo já direccionado 14 milhões de euros para apoiar a construção da nova residência universitária e construir quatro novas escolas no concelho.
Neste momento, a autarquia está a construir a nova EB/JI dos Fenais da Luz, num investimento de 2,2 milhões de euros, e a concluir os projectos para iniciar a construção de três novas escolas nas freguesias da Fajã de Cima, Capelas e São Vicente Ferreira.

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara Municipal de Ponta Delgada arranca com repavimentação da Avenida 6 de Janeiro na freguesia da Covoada
Escola Secundária da Ribeira Grande distingue melhores alunos
Mais de uma centena de cursos previstos para 2025 no campo da formação agrícola
Parlamento aprova anteproposta para isenção do pagamento de direitos de partituras
Este ano vamos ter 200 escalas de navios cruzeiros
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores