Edit Template

Governo Regional agiliza pagamentos do PRR

Governo Regional dos Açores alterou um decreto regulamentar regional para agilizar os pedidos de pagamento dos apoios à transformação e comercialização de produtos agrícolas, criados em 2022, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“A prossecução do interesse público exige uma gestão orientada por critérios de eficácia, eficiência e de qualidade, pelo que se concluiu pela necessidade de agilizar os pedidos de pagamento aos apoios em causa, através da clarificação do respetivo procedimento, a adotar pela Direção Regional do Desenvolvimento Rural”, lê-se na segunda alteração ao decreto regulamentar regional 23/2022/A, de 15 de novembro, publicada ontem em Diário da República.
O decreto de 2022 regulamenta os “regimes de apoio à inovação de produtos e processos de produção e organização, à transição verde e à transição digital, destinados à reestruturação de empresas regionais do setor de transformação e comercialização de produtos agrícolas”.
A medida foi criada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), integrando os “apoios diretos à recuperação e resiliência das empresas” do investimento “Relançamento Económico da Agricultura Açoriana”.
A alteração prevê que a análise dos pedidos de pagamento e as verificações de documentação e verificações no local passem a ser feitas pela Direção Regional do Desenvolvimento Rural, quando na anterior versão essas competências eram atribuídas ao Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (IAMA). A partir de agora, a Direção Regional do Desenvolvimento Rural “analisa os pedidos e emite parecer, do qual resultam o apuramento da despesa elegível e do montante a pagar ao beneficiário, bem como a validação da despesa, o qual é enviado ao IAMA, a quem compete a decisão dos mesmos”. As verificações no local, que antes eram feitas “antes da realização do pagamento final”, passam a ser “realizadas aquando da apresentação do último pedido de pagamento”.

Edit Template
Notícias Recentes
Navio da Marinha realiza levantamentos hidrográficos nos Açores
Turismo nos Açores cresceu 10% em 2024 e reforça peso no panorama nacional
Google escolhe novamente os Açores para proceder à amarração de um novo cabo submarino
Região investe 4,6 milhões de euros em géneros alimentares para os mais carenciados
Tribunal de Contas alerta para descontrolo da dívida da Atlânticoline
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores