Edit Template

André Franqueira Rodrigues defende mais cooperação com as regiões ultraperiféricas

O deputado ao Parlamento Europeu André Franqueira Rodrigues reuniu com a Presidente da Reunião, Hugette Bello, que detém atualmente a Presidência da Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia
“No atual quadro geopolítico internacional, as regiões ultraperiféricas podem afirmar-se como um dos atributos mais relevantes da UE, particularmente pela sua inserção geográfica regional, mas também pela capacidade de servirem como pontes para outros territórios e continentes.” afirmou André Franqueira Rodrigues
No encontro foram passados em revista os desenvolvimentos e perspetivas futuras quanto aos dossiês da Política de Coesão, Agricultura e soberania alimentar, Pescas e Pacto para os Oceanos, Transportes e desenvolvimento económico, bem como a transição energética, infraestruturas críticas e proteção face às alterações climáticas.
“Devemos tudo fazer para garantir a salvaguarda das especificidades das RUP em cada uma destas políticas e dos mecanismos financeiros a ela adstritos, mas temos também de reforçar a solidariedade, coesão e coordenação entre todas as RUP, e os seus diferentes representantes políticos, aos diversos níveis, para garantir um mais amplo conhecimento das nossas realidades, maior cooperação a nível europeu e a valorização dos nossos territórios, população e setores produtivos” sublinhou o açoriano.
O coordenador dos socialistas na Comissão de Pescas do Parlamento Europeu e membro das Comissões da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Ambiente e Transporte, realçou o seu compromisso na defesa do reforço do estatuto da ultraperiferia no quadro de todas as políticas comunitárias, e relembrou as iniciativas já desenvolvidas, junto da presidente da Comissão Europeia, de oposição a qualquer tentativa de centralização e redução dos fundos destinados à Política de Coesão e a estes territórios no próximo Quadro Financeiro Multianual.

Edit Template
Notícias Recentes
Open Day de Pesca Feminina juntou 21 participantes numa manhã de aprendizagem e convívio
Naturais e amigos do Concelho do Nordeste reuniram-se no 31º convívio
19.º Festival Internacional de Folclore do Porto Formoso reúne grupos dos Açores, França e Polónia
Detida pessoa indiciada do crime de tráfico de estupefacientes no concelho da Lagoa
JSD/Açores apresenta XIII Universidade de Verão 2026 com foco nos resultados
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores