Edit Template

Hospital CUF-Açores com novo exame para avaliar doença hepática

O Hospital CUF-Açores disponibiliza um novo exame, a Elastografia Hepática Transitória (EHT), que permite detetar a presença de fibrose em doenças que afetam o fígado, nomeadamente a Doença Hepática Esteatósica, comumente conhecida por “fígado gordo”.
A nova resposta agora assegurada pelo Hospital CUF Açores vem aumentar de forma significativa a acessibilidade da população açoriana a cuidados de saúde inovadores.
A Doença Hepática Esteatósica, mais frequentemente associada à disfunção metabólica (diabetes mellitus, obesidade, dislipidemia e hipertensão arterial) ou ao consumo de álcool, manifesta-se em mais de 1 milhão e 200 mil portugueses, ou seja, em 11% da população nacional, podendo progredir para diferentes graus de fibrose hepática e, eventualmente, cirrose.
Considerando a morbilidade e mortalidade associadas à doença hepática, e sabendo-se que a cirrose hepática é a 10.ª causa de morte em Portugal, a realização deste exame torna-se de extrema importância na avaliação da fibrose e estadiamento da doença hepática esteatósica, bem como das hepatites virais, doenças hepáticas auto-imunes, entre outras.
Através da EHT, um exame indolor e não invasivo, os profissionais de saúde conseguem ainda avaliar o risco de potenciais complicações, como doença hepática descompensada e carcinoma hepatocelular.
O exame é realizado com recurso a uma sonda semelhante à utilizada na ecografia, sendo que a velocidade de propagação das ondas de ultrassons permite calcular o grau de rigidez do fígado, que se correlaciona com o grau de fibrose.

Edit Template
Notícias Recentes
CIBIO-Açores organiza 8ª edição do BIOLISLE Spring Seminar a 29 e 30 de Abril
Câmara de Ponta Delgada lança concurso para beneficiação de dois troços nos Mosteiros
Praia da Vitória organiza III Feira do Empreendedorismo Artesanal entre 30 de Abril e 4 de Maio
Apagão no país afecta voos da Azores Airlines
“Movimento Ponta Delgada para Todos” questiona a terceira data aponta da para a reabertura do Mercado da Graça
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores