A dinamização do evento Festival do Inhame de 2025 parte de uma organização conjunta entre a freguesia dos Remédios, da Norte Crescente e da Câmara Municipal de Ponta Delgada, contando ainda com o apoio de juntas de freguesia limítrofes e instituições locais: Remédios Sport Clube Dos Açores, Filarmónica Nossa Senhora dos Remédios, Agrupamento de Escuteiros 1381 Bretanha, Paróquia da Bretanha – Igreja N. Sra dos Remédios e demais população e empresários locais.
O Festival do Inhame pretende valorizar a produção e consumo do inhame, tradicionalmente produzido na zona da Bretanha, mas com elevada presença na Freguesia dos Remédios. É um evento onde se pretende recriar a história e a cultura do inhame, demonstrando a sua cultura, mas também todo o seu aproveitamento gastronómico, apresentando as várias iguarias existentes e apostando na introdução de alguns elementos de inovação e modernidade. A organização pretende manter e promover as tradições locais vivas, uma vez que muitas destas práticas agrícolas já não são utilizadas no dia-a-dia, contudo, ainda há gente que a sabe fazer e cabe a nós perpetuar esta tradição e mostrá-la aos mais novos para que a tradição possa, assim, permanecer viva através de várias gerações.
O Festival do Inhame de 2025 já está a decorrer até amanhã, dia 2 de Fevereiro, nos Remédios da Bretanha, das 16h00 às 24h00.
O evento contará com: tarde de animação com crianças e idosos (2 de Fevereiro); concurso gastronómico associado ao Inhame (1 de Fevereiro); barracas gastronómicas com comidas e bebidas, com forte presença do inhame e animação musical nocturna (todos os dias).
O evento está localizado no pavilhão Polivalente da freguesia dos Remédios e decorrerá maioritariamente no seu interior utilizando as infra-estruturas existentes. A componente da alimentação e bebidas será suportada por barracas de organizações cívicas locais, todas elas com a missão de vender produtos gastronómicos tradicionais. A animação musical do evento irá apostar em trazer cantores e/ou artistas da música popular nacional, dos quais se destaca a José Malhoa, Mónica Sintra e Rui Açoriano.
Ao longo dos dias da festa estarão sempre presentes as barraquinhas que compõem a Feira Gastronómica, organizadas por instituições sem fins lucrativos locais: nomeadamente o Remédios Sport Clube Dos Açores, a Filarmónica Nossa Senhora dos Remédios, o Agrupamento de Escuteiros 1381 Bretanha e a Norte Crescente – ADL, com receitas gastronómicas típicas e locais onde será possível degustar o inhame, acompanhado com outras iguarias regionais e locais tais como: inhame frito, inhame cozido, sopa de inhame, chicharros recheados, chicharros com molho vilão, filetes de atum em cebolada, asinhas de frango, bifanas, torresmos, moelas, fava rica, morcelas, chouriço regional, debulhe, pé de torresmo e as famosas queijadas de inhame.
A participação no evento é gratuita, sendo portanto, uma oportunidade para que toda a comunidade, população e visitantes, possam participar activamente de forma a poder criar novas memórias e experiências.