Edit Template

Comissão Europeia aprova candidatura dos Açores a Centro Vocacional de Excelência

A candidatura dos Açores a Centro Vocacional de Excelência, em consórcio internacional, liderado pelo ISCTE, e que integra 15 parceiros de quatro territórios insulares – Açores, a Região Oeste (Irlanda), Ilhas do Egeu (Grécia) e Sicília (Itália) acaba de ser aprovada pela Comissão Europeia, anunciou a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro.
Este projeto europeu, denominado OVER-SEES, vai permitir o desenvolvimento de atividades para a capacitação de jovens e adultos com elevadas competências em áreas estratégicas – agricultura sustentável, turismo rural, energias renováveis e digitalização, tendo em vista acelerar as atividades económicas nestas áreas e a criação de empregos de qualidade e oportunidades de carreira.
O anúncio foi feito pela Secretária Regional em conferência de imprensa, no Terinov, em Angra do Heroísmo, na qual participaram o Diretor Regional de Qualificação Profissional e Emprego, Renato Medeiros, e o Investigador do CIS-ISCTE e coordenador do OVER-SEES, Francisco Simões.
“A aprovação do OVER-SEES é uma excelente notícia para a Região, na medida em que visa promover a excelência no ensino e formação profissional na Região”, enalteceu Maria João Carreiro.
No âmbito deste projeto, vão ser desenvolvidos currículos inovadores na formação inicial de jovens, na requalificação contínua de adultos e na formação de técnicos, como formadores, bem como ferramentas e ações para promover a interação entre entidades formadoras e o setor privado no desenho de currículos e na definição da oferta formativa para áreas económicas promissoras.
O OVER-SEES é financiado pelo programa Erasmus+ e será executado durante 48 meses.
A decisão do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, de incluir a Região neste consórcio internacional está sustentada na Agenda Regional para a Qualificação Profissional – Valorizar os Açorianos, sendo a criação de um ecossistema colaborativo na área do Ensino e Formação Profissional a principal ação do Eixo 1 desta Agenda Regional publicada em 2022 para fortalecer o Ensino e Formação Profissional nos Açores.
“Temos a obrigação de encarar este desafio como uma oportunidade para construir e consolidar as bases para uma Região mais próspera que tem na qualificação, nas competências e no talento dos açorianos o seu maior ativo para satisfazer, inclusive, as necessidades de uma economia inovadora, inclusiva e sustentável e acelerar as transições digital e ecológica”, frisou Maria João Carreiro.
Os Açores irão participar, a par das restantes regiões do consórcio, em todas as fases do projeto, desde o desenho até à avaliação de resultados, assumindo a liderança em áreas-chave do OVER-SEES, como a criação de currículos inovadores na área da agricultura sustentável, na criança de um modelo de governança integrada e de uma plataforma digital para disseminação de boas-práticas.
Entre as entidades portuguesas que integram o OVER-SEES estão, além da Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego, que é simultaneamente beneficiária do projeto, o TERINOV, a Escola Profissional da Praia da Vitória e a Cooperativa Fruter, sendo que será criada uma rede de parceiros associados para participarem e colaborarem ativamente na implementação do projeto.
O projeto OVER-SEES arranca, oficialmente, a 1 de Março do corrente ano, estando o seu primeiro evento público agendado para dia 28 de maio, em Ponta Delgada, num seminário com todos os parceiros de todas as Regiões que integram o consórcio e aberto a todas as entidades ligadas ao ecossistema da formação profissional.
No âmbito deste seminário serão apresentadas as primeiras iniciativas a desenvolver com a rede de parceiros associados.

Edit Template
Notícias Recentes
“Ritmos da Cidade” anima concelho da Lagoa durante o Verão
Treinadores açorianos de Karate em estágio internacionalem Coimbra
Açores com a menor taxa de empregos vagos do país
Governo dos Açores conclui segundo Relatório de Monitorização do Programa Regional para as Alterações Climáticas
Ponta Delgada entre as cidades mais procuradas por turistas nacionais para férias em Julho
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores