Edit Template

Express Yourself!

A escolha do título do artigo desta semana é um desafio sobre a importância de uma comunicação sexual eficaz e do seu impacto na qualidade dos relacionamentos.
De facto, se já nos anos 80 do século passado artistas como Madonna apontavam e encorajavam o empoderamento e afirmação sexual da mulher (o título escolhido para este artigo é o mesmo de uma música da sua autoria), ainda hoje se trilham caminhos e desafios para que a expressão e comunicação sexual tenham mais e mais lugar de debate na sociedade atual.
Sprecher, et. al (2015), numa extensa e profunda revisão científica, apontam para a existência de dados que corroboram que a comunicação é um fenómeno associado à sexualidade e que a mesma comunicação, quando é aberta e acontece com as parcerias românticas, está associada a uma maior satisfação geral com o relacionamento. Vários aspetos têm sido endereçados sobre a comunicação sexual: a negociação de limites sexuais, as conversas ocorridas após atividade sexual (“pillow talk”), práticas sobre sexo seguro, regras sobre relacionamentos extra-diádicos e discussão em torno de preferências quanto a práticas sexuais. Este último aspeto parece ser o melhor preditor de uma maior satisfação quanto ao relacionamento, ou seja, quanto mais aberta for uma comunicação sobre o que gostamos ou não com a nossa parceria romântica, maior tenderá a ser a nossa satisfação com o relacionamento.
Para este grupo de investigadores, observam-se diferenças de género quando se trata de comunicação sexual, sendo que as mulheres tendem a comunicar mais sobre questões sexuais do que os homens.
São fatores de influência da comunicação sexual as atitudes individuais e qualidades do relacionamento, por exemplo, a incerteza quanto ao desenvolvimento de um relacionamento ou falta de confiança nele podem sabotar a capacidade de comunicar eficaz e diretamente sobre sexo, o que se torna como preditor para uma menor satisfação sexual, para ambas as parcerias.
Fique bem, pela sua saúde e a de todos os Açorianos!
Um conselho da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Emanuel Brilhante *

*Psicólogo

Edit Template
Notícias Recentes
SATA reforça voos na Páscoa e 25 de Abril
Pouco mais de 500 milhões de euros - Estrangeiros investem pouco nos Açores
Empresários de S. Miguel e Santa Maria criticam modelo de transporte marítimo
Hospital da Horta vai ter Ressonância Magnética
Pesca em Fevereiro cai para quase metade das capturas do ano passado
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores