Edit Template

Já foram investidos 11 milhões de euros em várias áreas no concelho do Nordeste

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, destacou, segunda-feira, que, com a ação do atual Governo, “da saúde às causas sociais, das infraestruturas à habitação, do desporto aos apoios às juntas de freguesia, já foram ou estão em execução, investimentos da ordem de 11 milhões de euros no concelho do Nordeste”.
Berta Cabral falava na cerimónia de Comemoração do 27.º aniversário da Escola Profissional do Nordeste, com a inauguração de várias instalações requalificadas com o apoio da secretaria tutelada pela governante – também presente esteve a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro.
Segundo a titular da pasta das Infraestruturas, “através de políticas e programas de apoio realistas”, o Governo Regional tem procurado “proporcionar as condições necessárias para que as instituições possam cumprir, com cada vez maior qualidade e eficácia, a sua missão”, destacando que as da “educação e da formação não são exceção”.
“Investir na requalificação das infraestruturas educativas é uma máxima deste XIV Governo Regional, o que significa proporcionar melhores condições de aprendizagem e trabalho a alunos e professores, contribuindo para a criação de um ambiente propício à excelência. Este investimento que hoje aqui inauguramos, materializa, seguramente, dois fatores-chave de crescimento económico: o conhecimento e a inovação, porque a competitividade só poderá evoluir através da maior produtividade do saber-fazer e da tecnologia”, prosseguiu.
Berta Cabral realçou ainda que “pela formação e qualificação se está a promover a capacidade empreendedora e a empregabilidade, fatores dinamizadores da atividade económica e social que se deseja para todas as freguesias do Nordeste”.
Esta é uma meta que passa por “fixar os jovens, transformar boas ideias em negócios rentáveis, criar uma nova cultura empresarial numa geração bem preparada para vencer as dificuldades e contribuir para o desenvolvimento social e económico da sua terra”.
Para a governante, “a valorização do Nordeste tem sido atestada, ao longo do tempo, com excelentes resultados e tem dado azo ao empreendedorismo e à aposta na excelência, desde logo no alojamento turístico”.
A oferta ultrapassa as 170 unidades, entre empreendimentos turísticos e de alojamento local, numa disponibilidade que atinge mais de 860 camas, “o equivalente a oito hotéis de 100 camas”, exemplificou.
“Estamos, por isso, no momento certo para explorar e potenciar, com criatividade, as potencialidades endógenas do concelho, com aposta forte na promoção e divulgação dos elementos qualificadores do turismo de natureza e sustentabilidade que nos identifica, mas também nos serviços transversais e complementares à atividade turística, como a restauração, o comércio e os serviços conexos”, adiantou Berta Cabral.
Dirigindo-se aos responsáveis pela Escola Profissional, valência da Santa Casa da Misericórdia, a responsável pelas Infraestruturas do Governo Regional expressou que “a escola tem conseguido afirmar-se como um agente dinâmico na construção de um futuro mais promissor para a juventude nordestense”.
E garantiu: “continuaremos a trabalhar juntos, apostando na qualificação e na inovação, para que a Escola Profissional do Nordeste continue a ser um farol de conhecimento e progresso para as gerações futuras”.
As obras de requalificação da escola contemplaram a reparação, conservação e melhoramentos nos vários edifícios de formação, num valor aproximado de 80 mil euros, além do investimento no vasto equipamento informático, pedagógico e digital, pela Secretaria Regional do Emprego, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Edit Template
Notícias Recentes
Emigrante açoriano em risco de ser deportado nesta nova era Trump
Antigos Combatentes dos Açores já podem beneficiar de descontos nos medicamentos
Novobanco dos Açores com lucros de 10,9 milhões de euros em 2024
Bolieiro enaltece papel do Turismo Rural no crescimento do sector na Região
“First Date” de Luís Filipe Borges com sucesso internacional
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores