Há a possibilidade de vir a nevar amanhã nos Açores, especialmente nas zonas mais altas de algumas ilhas.
A possibilidade é confirmada pela previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para 14 de Fevereiro, Dia de São Valentim.
O IPMA refere que para o Grupo Ocidental é esperada “queda de neve a partir da cota dos 600 metros” e no Grupo Central “queda de neve a partir da cota dos 700 metros”.
No Grupo Oriental espera-se “queda de neve a partir da cota dos 1000 metros”.
Esta possibilidade rapidamente começou a ser analisada por algumas páginas dedicas à meteorologia.
A Meteo Trás os Montes, por exemplo, destacou que nunca se terão visto “cotas de neve tão baixas previstas para os Açores”, mas a verdade é que já aconteceu nalgumas ilhas, sobretudo no Pico.
“600 metros no meio do oceano é verdadeiramente impressionante”, vincou, referindo que “atendendo às atuais previsões oficiais” do IPMA e, caso se mantenham, há a possibilidade de serem “lançados avisos por nevadas nos Açores”.
Já a Meteored Portugal lembra que “a neve cai com alguma frequência na montanha do Pico, a 2.351 metros de altitude” e que o arquipélago será afetado por uma “massa de ar polar proveniente de latitudes setentrionais” de hoje para amanhã, bem como por uma depressão.
Analisando mapas de temperatura, “a queda de neve parece ser validada para os Grupos Ocidental e Central uma vez que se observam valores negativos da temperatura a esta altitude sobre as ilhas que pertencem aos referidos Grupos”.
No entanto, segundo a análise, a Meteored antecipa neve, “mas apenas para a montanha do Pico (ilha do Pico”.
“Sim, para o Pico (ilha do Pico), de momento, prevê-se neve esta Sexta-feira. E nas restantes ilhas? É bastante improvável, porém a meteorologia já nos mostrou por diversas vezes que há lugar para surpresas”, notaram.
“É possível que o caos (Teoria do Caos) associado às várias variáveis meteorológicas possa permitir queda de neve nos locais mais altos das ilhas dos Grupos Ocidental e Central, tais como o Morro Alto (Flores), Cabeço Gordo (Faial), Pico da Esperança (São Jorge), Serra de Santa Bárbara (Terceira), mencionando apenas alguns. De qualquer das formas, a ocorrer, seria em quantidades residuais e pouco significativas”, admite. Há, contudo, possibilidade de a neve chegar “líquida ao solo, derretendo muito rapidamente”, uma vez que “o relevo da generalidade das ilhas dos Grupos Ocidental e Central não é suficientemente elevado e acidentado para reter o ar frio que manteria a neve”.