Edit Template

Vénus estará hoje mais brilhante para celebrar o Dia dos Namorados

Os entusiastas de astronomia vão ter uma surpresa celestial neste Dia dos Namorados, quando Vénus, o planeta baptizado em honra da deusa romana do amor, atingir o seu brilho máximo no céu nocturno.
A 14 de Fevereiro, o deslumbrante planeta brilhará com uma magnitude de -4,9, o que o tornará o mais brilhante até Setembro de 2026.
Actualmente dominando o céu após o pôr do sol como a “estrela da noite”, Vénus atingiu o seu ponto mais alto a 10 de Janeiro e descerá gradualmente em direcção ao brilho do Sol até 22 de março.
O seu aspecto mais brilhante cai quase exatamente a meio deste período, tornando meados de Fevereiro a altura ideal para observar o planeta, relata o Live Science, citado pelo ZAP.
A visibilidade e o brilho de Vénus resultam da sua posição no sistema solar.
Sendo o segundo planeta a contar do Sol, é sempre visto mais perto do Sol a partir da Terra e apresenta fases semelhantes às da Lua.
A 14 de Fevereiro, Vénus estará apenas 27% iluminado, mas parecerá excecionalmente brilhante devido à sua proximidade da Terra.
No dia 1 de Março, o crescente diminuirá para 14%, o que faz com que esta seja a melhor altura para os observadores do céu o vislumbrarem através de telescópios ou binóculos.
O brilho extraordinário do planeta não se deve apenas à sua proximidade da Terra.
Vénus é quase do tamanho da Terra e está coberto por nuvens altamente refletoras, que contribuem para a sua aparência brilhante.
Este Dia dos Namorados oferece uma oportunidade perfeita para os românticos observadores de estrelas se maravilharem com a beleza de Vénus.
À medida que o planeta continua a sua viagem, o seu brilho irá diminuir gradualmente antes de desaparecer no brilho do Sol no final de Março. Reaparecerá então no céu antes do amanhecer, atingindo o seu maior brilho matinal a 27 de Abril, conclui o ZAP.

Dia dos Namorados nos Açores

É raro, também, celebrar o Dia dos Namorados imediatamente a seguir ao Dia das Amigas, um privilégio só nos Açores, onde se celebra tradicionalmente as Amigas.
Depois de uma noite animada ontem, hoje o dia é de romantismo.
A restauração de todas as ilhas decora-se a preceito para este dia, com ementas próprias e muita animação romântica.
É o caso do DoubleTree by Hilton Lagoa Azores, que preparou um programa especial.
Para este Dia dos Namorados, o DoubleTree by Hilton Lagoa Azores sugere duas opções para os apaixonados que desejam celebrar o amor, um jantar romântico no restaurante do hotel ou uma experiência completa que inclui jantar, estadia e pequeno-almoço.
No Frondoso Restaurante & Bar, os casais vão poder saborear um menu (55 euros com vinhos selecionados) dividido em quatro momentos.
O “Primeiro olhar” é composto por um Flat bread e grissini de ervas, manteiga batida e amendoim tostado, azeite de chili fresco.
Segue-se “Vamos sair”, um Arroz malandrino de beterraba, queijo fresco, avelãs e ar de espumante, e “Meu amor”, que apresenta Lombelo de novilho, camarão e caju.
Para terminar esta viagem gastronómica, “Doce momento”, uma sobremesa com maracujá, chocolate, gengibre e amores-perfeitos.
Para quem deseja prolongar a celebração, o hotel apresenta um pacote especial que inclui o jantar romântico, seguido de uma estadia num ambiente acolhedor e sofisticado, e um pequeno-almoço no dia seguinte.
Esta experiência pode tornar-se ainda mais memorável com os tratamentos de spa exclusivos no Inala Wellness Area, um espaço dedicado ao relaxamento e ao bem-estar do corpo e da mente.
São necessárias reservas.

Edit Template
Notícias Recentes
Terra Nostra lança colecção de roupa Happy Cowllection
Arquinteto em concerto na Ermida de São Pedro nos Fenais da Luz
Chega exige transparência sobre dados do goraz nos Açores
Presidente da Assembleia Legislativa manifesta profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido no Elevador da Glória em Lisboa
André Franqueira Rodrigues salienta “reforço do compromisso da Comissão das Pescas com as Regiões Ultraperiféricas no Orçamento para 2026”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores