Os entusiastas de astronomia vão ter uma surpresa celestial neste Dia dos Namorados, quando Vénus, o planeta baptizado em honra da deusa romana do amor, atingir o seu brilho máximo no céu nocturno.
A 14 de Fevereiro, o deslumbrante planeta brilhará com uma magnitude de -4,9, o que o tornará o mais brilhante até Setembro de 2026.
Actualmente dominando o céu após o pôr do sol como a “estrela da noite”, Vénus atingiu o seu ponto mais alto a 10 de Janeiro e descerá gradualmente em direcção ao brilho do Sol até 22 de março.
O seu aspecto mais brilhante cai quase exatamente a meio deste período, tornando meados de Fevereiro a altura ideal para observar o planeta, relata o Live Science, citado pelo ZAP.
A visibilidade e o brilho de Vénus resultam da sua posição no sistema solar.
Sendo o segundo planeta a contar do Sol, é sempre visto mais perto do Sol a partir da Terra e apresenta fases semelhantes às da Lua.
A 14 de Fevereiro, Vénus estará apenas 27% iluminado, mas parecerá excecionalmente brilhante devido à sua proximidade da Terra.
No dia 1 de Março, o crescente diminuirá para 14%, o que faz com que esta seja a melhor altura para os observadores do céu o vislumbrarem através de telescópios ou binóculos.
O brilho extraordinário do planeta não se deve apenas à sua proximidade da Terra.
Vénus é quase do tamanho da Terra e está coberto por nuvens altamente refletoras, que contribuem para a sua aparência brilhante.
Este Dia dos Namorados oferece uma oportunidade perfeita para os românticos observadores de estrelas se maravilharem com a beleza de Vénus.
À medida que o planeta continua a sua viagem, o seu brilho irá diminuir gradualmente antes de desaparecer no brilho do Sol no final de Março. Reaparecerá então no céu antes do amanhecer, atingindo o seu maior brilho matinal a 27 de Abril, conclui o ZAP.
Dia dos Namorados nos Açores
É raro, também, celebrar o Dia dos Namorados imediatamente a seguir ao Dia das Amigas, um privilégio só nos Açores, onde se celebra tradicionalmente as Amigas.
Depois de uma noite animada ontem, hoje o dia é de romantismo.
A restauração de todas as ilhas decora-se a preceito para este dia, com ementas próprias e muita animação romântica.
É o caso do DoubleTree by Hilton Lagoa Azores, que preparou um programa especial.
Para este Dia dos Namorados, o DoubleTree by Hilton Lagoa Azores sugere duas opções para os apaixonados que desejam celebrar o amor, um jantar romântico no restaurante do hotel ou uma experiência completa que inclui jantar, estadia e pequeno-almoço.
No Frondoso Restaurante & Bar, os casais vão poder saborear um menu (55 euros com vinhos selecionados) dividido em quatro momentos.
O “Primeiro olhar” é composto por um Flat bread e grissini de ervas, manteiga batida e amendoim tostado, azeite de chili fresco.
Segue-se “Vamos sair”, um Arroz malandrino de beterraba, queijo fresco, avelãs e ar de espumante, e “Meu amor”, que apresenta Lombelo de novilho, camarão e caju.
Para terminar esta viagem gastronómica, “Doce momento”, uma sobremesa com maracujá, chocolate, gengibre e amores-perfeitos.
Para quem deseja prolongar a celebração, o hotel apresenta um pacote especial que inclui o jantar romântico, seguido de uma estadia num ambiente acolhedor e sofisticado, e um pequeno-almoço no dia seguinte.
Esta experiência pode tornar-se ainda mais memorável com os tratamentos de spa exclusivos no Inala Wellness Area, um espaço dedicado ao relaxamento e ao bem-estar do corpo e da mente.
São necessárias reservas.