Edit Template

Berta Cabral regozija-se com dados do turismo

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas reafirma que o Turismo se encontra num processo de crescimento verdadeiramente sustentável, o que acontece sobretudo desde 2022, e já se apresenta como um dos principais motores económicos dos Açores.
Berta Cabral salienta, em particular, os resultados recém-publicados pelo Serviço Regional de Estatística relativos à atividade turística em 2024 (Ver notícia na página anterior), onde se registaram, pela primeira vez na história, mais de 4,2 milhões de dormidas (+27,6% do que em 2022), mais de 187 milhões de euros de proveitos na hotelaria (+46,0% face a 2022) e 18 milhões de euros no Turismo em Espaço Rural, ultrapassando os 200 milhões de euros e consolidando uma notoriedade crescente e cada vez mais competitiva a nível internacional.
“Confirmamos, de forma inequívoca, que 2024 foi um verdadeiro ‘Ano de Ouro’ e que o turismo atravessa um processo de crescimento realmente sustentável. O turismo é um grande motor da economia dos Açores e a principal atividade económica a criar riqueza, empregos, investimento e oportunidades para o futuro das nossas ilhas”, sustenta.
“Com passos certos e determinados, construímos um caminho que permite ao setor representar atualmente cerca de 20% do Valor Acrescentado Bruto, 17% do PIB e 17% do emprego regional. Estamos no rumo certo, com as políticas certas”, prossegue a governante.
Berta Cabral realça que os Açores são o primeiro arquipélago do mundo com o Nível Ouro da certificação de “Destino Sustentável” da Earth Check, distinção alcançada em 2024. Aliás, nos últimos dois anos, o arquipélago foi considerado como o Melhor Destino de Turismo de Aventura do Mundo e da Europa pelos World Travel Awards, afirmando-se como um dos mais atrativos destinos a nível internacional.
A Secretária Regional relembra, entretanto, a conquista do “Prémio Nacional de Sustentabilidade” e a distinção de “Melhor Stand” da edição de 2024 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), para sublinhar o elevado nível de profissionalismo e qualidade que todo o setor está a demonstrar nos Açores.
Para a Secretária Regional, os Açores, nos últimos anos, têm apresentado resultados de excelência, reconhecidos consecutivamente com prémios e distinções nacionais e internacionais, fruto da atuação conjunta do Governo dos Açores e dos empresários ligados ao setor.
“Soubemos identificar o momento certo para projetar e implementar uma nova estratégia de desenvolvimento do setor, alinhada com o quadro financeiro plurianual da União Europeia, que está vertida no PEMTA 2030 – Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores – que é hoje uma inspiração para a Estratégia 2035 do Turismo de Portugal”, declara.
O PEMTA constitui-se, enquanto documento orientador, como um elemento fundamental para a prossecução dos objetivos da atividade turística, não só para os empresários, como para os residentes na Região e para os turistas.

Edit Template
Notícias Recentes
Emigrante açoriano em risco de ser deportado nesta nova era Trump
Antigos Combatentes dos Açores já podem beneficiar de descontos nos medicamentos
Novobanco dos Açores com lucros de 10,9 milhões de euros em 2024
Bolieiro enaltece papel do Turismo Rural no crescimento do sector na Região
“First Date” de Luís Filipe Borges com sucesso internacional
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores