Edit Template

Agravamento do estado do tempo em todas as ilhas

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou as ilhas do grupo Ocidental dos Açores sob aviso laranja e emitiu avisos amarelos para os grupos Central e Oriental, devido à agitação marítima e ao vento
As ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) estão sob aviso laranja devido à agitação marítima (ondas de oeste), entre as 17h00 de ontem e as 23h00 de amanhã, e por vento (direção de sudoeste, rodando para oeste) das 08h00 às 14h00 desta Quinta-feira.
O mesmo aviso, por vento, vigorará nas ilhas do grupo Ocidental das 05h00 às 08h00 e das 14h00 às 20h00 desta Quinta-feira.
Quanto ao grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), o IPMA emitiu aviso amarelo para agitação marítima (ondas de noroeste), entre as 23h00 de ontem e as 05h00 de amanhã, e para vento (direção de sudoeste, rodando para oeste) entre as 08h00 e as 20h00 desta Quinta-feira.
O IPMA também emitiu aviso amarelo para as ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) para vento (direção de sudoeste, rodando para oeste) entre as 11h00 e as 20h00 de hoje.
O Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores do IPMA emitiu um comunicado a referir que a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria, associada a uma depressão localizada a norte do arquipélago, “deverá provocar um agravamento do estado do tempo em todas as ilhas”.
O IPMA prevê “um aumento da intensidade do vento, de sudoeste rodando para oeste, com rajadas que poderão atingir os 110 km/h [quilómetros/hora] nas ilhas do grupo Ocidental, 100 km/h nas ilhas do grupo Central e 90 km/h no grupo Oriental”. “Espera-se ainda um aumento significativo da agitação marítima nas ilhas do grupo Ocidental e Central, com ondas do quadrante oeste que poderão chegar aos nove metros de altura significativa nas ilhas do grupo Ocidental e até sete metros nas ilhas do grupo Central”, conclui.

Edit Template
Notícias Recentes
Navio da Marinha realiza levantamentos hidrográficos nos Açores
Turismo nos Açores cresceu 10% em 2024 e reforça peso no panorama nacional
Google escolhe novamente os Açores para proceder à amarração de um novo cabo submarino
Região investe 4,6 milhões de euros em géneros alimentares para os mais carenciados
Tribunal de Contas alerta para descontrolo da dívida da Atlânticoline
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores