Edit Template

Governo reforça apoio a pessoas com demência

A Secretária da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, presidiu, em Angra do Heroísmo, ao lançamento da primeira pedra do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para pessoas com deficiência e incapacitação da Santa Casa da Misericórdia do município.
O investimento supera os sete milhões de euros, e trará, considera a governante, “mais dignidade aos cuidados prestados por esta instituição”, bem como o “aumento da capacidade para se receberem mais utentes em diferentes valências”.
“É nosso dever incrementar a resposta nesta área percebendo a tendência de crescimento nas mesmas para os próximos anos”, vincou.
Em termos concretos será feita, à volta do claustro, em ambos pisos, e com respeito pela estrutura arquitetónica deste antigo convento, a distribuição dos diversos serviços com 12 quartos duplos de UCC que alocam 24 utentes; três quartos duplos e um individual que alocam sete utentes em ERPI e ainda as condições e instalações necessárias para 36 utentes em Centro de Dia, podendo “ajudar as famílias que têm assim um local onde os seus familiares podem ficar em segurança, regressando a casa ao fim do dia”.
Mónica Seidi destacou a colaboração entre instituições como a Santa Casa da Misericórdia de Angra e o Governo Regional, lembrando que “é como equipa que se atende ao apoio ao domicílio, à creche, à estrutura residencial para idosos, centros de atendimento e reabilitação totalizando a Santa Casa uma capacidade instalada de 382 lugares e apoiando na sua totalidade 412 utentes”.
Segundo a Secretária Regional da tutela, o reconhecimento do Governo dos Açores na importância da instituição no setor social é bem visível através dos seis Contratos de Cooperação-Valor Cliente com a Segurança Social, totalizando um investimento que aumentou nos últimos anos sendo, em 2021, um pouco acima dos dois milhões e, no final do ano passado, de cerca de três milhões e meio.

Edit Template
Notícias Recentes
Romeiros nas estradas da ilha de S. Jorge
Anticiclone dos Açores fraco permite recorde de depressões
Ingestão de plásticos afecta cérebro das aves marinhas açorianas
Detida pessoa pela suspeita da prática do crime de posse de arma proibida no concelho de Ponta Delgada
Eco-Escola: Pedro Nascimento Cabral destaca compromisso dos alunos dos Ginetes com a salvaguarda do ambiente
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores