Edit Template

Pedro Nascimento Cabral enaltece “devotado serviço às causas do Desporto” de António Vasconcelos Raposo

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, participou, ontem, na cerimónia de homenagem e de apresentação da obra ‘Democracia e Desporto – Mudanças e Conquistas’, de António Vasconcelos Raposo, que decorreu no Estádio Nacional, em Lisboa, tendo enaltecido “o devotado serviço às causas do Desporto” prestado pelo autor durante a longa e notável carreira.
“Parabéns pela sua capacidade de empreender e de se superar pessoal e colectivamente; pelo seu contributo activo e, por isto, também, resiliente; pelo que tem dado de si e do seu saber a gerações de atletas; como presidente da Comissão de Treinadores do Comité Olímpico de Portugal; por tudo o que tem feito pelo reconhecimento profissional dos treinadores como formadores; pela elevação da natação como modalidade de prestígio; pelo seu devotado serviço às causas do Desporto”, salientou o autarca, na tribuna do Jamor.
Pedro Nascimento Cabral manifestou ser “uma honra” estar presente numa ocasião tão simbólica para António Vasconcelos Raposo, “um filho de Ponta Delgada” que “tanto tem contribuído para o desenvolvimento do desporto nacional, com a tónica no treino da modalidade da natação”.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada felicitou, ainda, António Vasconcelos Raposo por ter sido agraciado pelo Governo da República com a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo.
Lembrando “o treinador de atletas de nível nacional, europeu e olímpico”, mas também “o empenhado pensador da modalidade de natação, com prolífera obra desportiva escrita e analisada”, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada defendeu que António Vasconcelos Raposo é uma “figura ímpar cujos méritos devem ser relevados”.
Na sua intervenção, Pedro Nascimento Cabral partilhou a convicção de que o Desporto é uma “escola de vida” onde “se moldam cidadãos activos e participativos, aptos a ousar e a fazer, com liderança”.
Congratulou-se, por isso, quanto ao facto de a visão de António Vasconcelos Raposo se mostrar enquadrada com o que o Município defende em matéria da validade das políticas locais para o desenvolvimento do desporto.
Pedro Nascimento Cabral deu, por isso, nota de que Ponta Delgada tem uma “visão eclética, descentralizada e de futuro” para o Desporto, constituindo-se como a autarquia açoriana que mais investe no sector.
Refira-se que, desde 2022, a Câmara Municipal de Ponta Delgada destinou ao desporto um montante superior a 2,1 milhões de euros, apenas no que diz respeito a apoios para actividades regulares e iniciativas pontuais, de que são exemplo os investimentos feitos na formação, competições, participações de equipas em provas nacionais e internacionais, ou na realização de torneios e eventos desportivos.
Também entre obras concluídas e programadas, a autarquia soma cerca de 3 milhões de euros com vista à criação de novos campos e pavilhões no concelho ou à sua melhoria.
A autarquia apoia, todos os anos, perto de 100 entidades desportivas do concelho, abrangendo cerca de 60 modalidades.
Ponta Delgada tem mais de três centenas e meia de atletas de desporto adaptado a praticarem modalidades como Atletismo, Futsal, Goalball, Boccia, Tricicleta, Natação, Ciclismo, Xadrez, Ginástica, Judo, Ténis, Futebol, Patinagem, Basquetebol, Ténis de Mesa, Ioga, Equitação, Treino Funcional, Taekwondo, Crossfit, Dança e Kickboxing. Estas modalidades são praticadas em quase duas dezenas de clubes desportivos, associações e instituições de solidariedade social de Ponta Delgada.

Edit Template
Notícias Recentes
Emigrante açoriano em risco de ser deportado nesta nova era Trump
Antigos Combatentes dos Açores já podem beneficiar de descontos nos medicamentos
Novobanco dos Açores com lucros de 10,9 milhões de euros em 2024
Bolieiro enaltece papel do Turismo Rural no crescimento do sector na Região
“First Date” de Luís Filipe Borges com sucesso internacional
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores