Edit Template

Cerca de 30 mil açorianos recebem abono de família

Há 29.349 açorianos que recebem a prestação de abono de família.
A média da prestação nos Açores é de 102,75 euros.
O número de beneficiários na Região tem vindo a diminuir, sendo que em relação a 2023 os beneficiários eram mais 1.410 do que no final de 2024, que recebiam um valor médio de 76,02 euros.
Há dez anos o número de beneficiários de abono de família nos Açores era 36.121.

Novos escalões este ano

Com a subida do IAS este ano para 522,50 euros, os escalões de rendimentos que definem o valor do abono de família em 2025 sofrem alterações.
Na prática, o rendimento de referência mínimo e máximo de cada escalão aumenta este ano, abrangendo mais famílias nos primeiros escalões.
Quanto aos valores do abono de família em 2025, não existem mudanças face ao ano anterior.
Contudo, deve identificar se tem direito às majorações previstas para quem tem dois ou mais filhos, engloba uma família monoparental ou que recebe o subsídio pré-natal.
O abono de família é uma prestação em dinheiro atribuída mensalmente, com o objetivo de compensar os encargos familiares respeitantes ao sustento e educação das crianças e jovens.
De acordo com a Segurança Social, o montante do abono de família para crianças ou jovens é calculado em função: da idade da criança ou jovem; da composição do agregado familiar; do rendimento de referência do agregado familiar, em que a mesma se insere, agrupados em escalões indexados ao valor do IAS.
Os rendimentos do ano 2023 são usados para calcular o escalão do abono de família que vai ser pago entre 1 de Janeiro 2025 e 31 de Dezembro de 2025 às crianças ou jovens que já estão a receber abono, tendo por base o valor do IAS que estava em vigor à data (em 2023, era de 480,43 euros).
Já os rendimentos de 2024 são usados para calcular o escalão dos abonos de família que sejam pedidos pela primeira vez ao longo de todo o ano de 2025, tendo por base o valor do IAS em vigor em 2024 (no ano passado, o IAS era de 509,26 euros).
Por sua vez, para os pedidos do abono de família efetuados no próximo ano, em 2026, contarão os rendimentos obtidos pelo agregado familiar em 2025 e o IAS deste ano (522,50 euros). Quem estiver no quinto escalão de rendimentos não tem direito a abono de família.
É importante ainda ter em conta que este escalão é determinado anualmente, tendo como data de referência 31 de Outubro, dia até ao qual deve ser feita a prova de rendimentos.
Como a situação é reavaliada todos os anos, caso haja modificação dos rendimentos, ou da composição do agregado familiar, o valor a receber pode sofrer alterações.

Edit Template
Notícias Recentes
Romeiros nas estradas da ilha de S. Jorge
Anticiclone dos Açores fraco permite recorde de depressões
Ingestão de plásticos afecta cérebro das aves marinhas açorianas
Detida pessoa pela suspeita da prática do crime de posse de arma proibida no concelho de Ponta Delgada
Eco-Escola: Pedro Nascimento Cabral destaca compromisso dos alunos dos Ginetes com a salvaguarda do ambiente
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores