Edit Template

PS acusa governo de não ter apostado na vacinação sazonal em massa

O Presidente do PS/Açores defendeu que face à situação precária do Serviço Regional de Saúde, o Governo do PSD/CDS-PP/PPM deveria ter apostado na vacinação em massa contra a gripe sazonal, de forma a evitar uma sobrecarga dos serviços de saúde em São Miguel.
“Temos, aqui em São Miguel, um hospital parcialmente paralisado, por falta de investimento e um hospital modular que teima em não funcionar”, alertou o socialista, para salientar que “em vez de se seguir o princípio da precaução e de gestão prospectiva da gripe sazonal”, este Governo nada fez, contribuindo para que a Região tenha a mais baixa taxa de vacinação do país contra a gripe sazonal no grupo etário +65 anos.
“Neste grupo etário, a taxa de vacinação contra a gripe sazonal é de apenas 36%. Este número envergonha-nos, quando comparado com a Madeira, com 78,6%, ou com a região Norte, 85,2%”, afirmou Francisco César, para defender que mais grave que esta comparação “é verificar que este número tão baixo significa uma total ausência de rumo e estratégia do Governo Regional na gestão do Serviço Regional de Saúde”.
A este propósito, o líder socialista alertou que ao “contrário do que acontece no Continente, onde as vacinas contra a gripe sazonal podem ser aplicadas na população de risco de uma forma gratuita e imediata nas farmácias, na Região, erradamente, optou-se por recorrer, exclusivamente, neste âmbito, às unidades de saúde”.
“Os números falam por si e revelam que não foi feita uma aposta na sensibilização para a vacinação dos Açorianos. No final de todo este processo, devemos questionar o Governo sobre o número de vacinas, compradas e que por não terem sido administradas, vão acabar no lixo”, alertou o socialista.
“Nesta Região, infelizmente, não se governa. Gerem-se e arrastam-se o marasmo e os problemas. No fim disto, ninguém ganha, apenas perdem aqueles que mais precisam, os doentes”, concluiu Francisco César.
“Este é mais um alerta do PS/Açores sobre as falhas na gestão do Sistema de Saúde Regional, apelando a um esforço imediato para garantir melhores condições de saúde e segurança para os Açorianos, em especial os mais vulneráveis”, conclui.

Edit Template
Notícias Recentes
“Romeiros de São Miguel” inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
“Habemus Papam” Cardeal Robert Prevost é o novo Papa e escolhe o nome de Leão XIV
Dia da Europa assinala hoje os 75 anos da Declaração Schuman com o Governo açoriano a assinalar a data em São Jorge
“Fixar jovens nos Açores tem de ser um desígnio local e regional”, defende o Presidente da Assembleia Regional
Ex-director do Serviço de Neurologia do HDES condenado a cinco anos e meio de cadeia
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores