Edit Template

Bloco de Esquerda denuncia que Centro de Saúde de Velas está sem saúde oral há seis meses

O Bloco de Esquerda denunciou ontem que o Centro de Saúde de Velas não está a prestar o serviço de saúde oral há pelo menos 6 meses, devido ao facto de a cadeira dentária estar danificada.
O Bloco denuncia este problema e quer saber detalhes sobre o impacto provocado e quando é que será resolvido.
O Bloco assinala que a saúde oral é fundamental para o bem-estar geral e para a qualidade de vida das pessoas, e que a cadeira dentária é um equipamento essencial para realizar os procedimentos odontológicos, como limpezas, restaurações, extrações e outros procedimentos que exigem precisão e estabilidade.
Num requerimento enviado ontem ao governo regional, o Bloco pergunta se o governo está a par desta situação que impede a realização de consultas de odontologia há pelo menos seis meses no Centro de Saúde de Velas.
O Bloco quer saber se será comprada uma nova cadeira dentária ou se a atual será reparada e quando é que serão retomadas as consultas de odontologia no Centro de Saúde de Velas.
O requerimento solicita também dados sobre a lista de espera para consulta no âmbito da saúde oral no Centro de Saúde de Velas e pergunta se o governo assume o compromisso de garantir o reagendamento das consultas para breve às pessoas que viram as suas consultas canceladas devido a este problema.
O BE lembra que através da Resolução do Conselho do Governo n.º 67/2024 de 26 de junho, foi aprovado o PRS 2030. Este plano refere que a implementação de estratégias, planos e políticas regionais na área da saúde são realizadas com iniciativas resultantes da articulação com Unidades de Saúde, contribuindo-se assim «para a implementação de estratégias de intervenção definidas localmente, com impacto revelante nas populações locais sem “deixar ninguém para trás”».
Além disso, nas “principais estratégias propostas pelo PRS 2030 distribuídas pelas dimensões do modelo conceptual”, na dimensão “prevenir doença” inclui-se, e bem, a “promoção da saúde oral”, pois a saúde oral é fundamental para o bem-estar geral e para a qualidade de vida das pessoas, recorda ainda o BE, considerando que esta situação, de não realização de consultas de odontologia, não se coaduna com o objetivo do PRS 2030 de não “deixar ninguém para trás”, nem se alinha com uma das suas principais estratégias, a “promoção da saúde oral”.

Edit Template
Notícias Recentes
“Romeiros de São Miguel” inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
“Habemus Papam” Cardeal Robert Prevost é o novo Papa e escolhe o nome de Leão XIV
Dia da Europa assinala hoje os 75 anos da Declaração Schuman com o Governo açoriano a assinalar a data em São Jorge
“Fixar jovens nos Açores tem de ser um desígnio local e regional”, defende o Presidente da Assembleia Regional
Ex-director do Serviço de Neurologia do HDES condenado a cinco anos e meio de cadeia
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores