A Lusanova, um operador português, fundado em 1959 e especialista em viagens organizadas para todo o mundo, anunciou que fechou o ano de 2024, a nível global, com uma faturação prevista de 30 milhões de euros, o que representa um crescimento de 10% face a 2023.
O operador turístico cresceu 15%, com destaque para os Açores e Madeira, Japão, Sudeste Asiático e circuitos europeus, disse à imprensa Tiago Encarnação, diretor operacional da Lusanova.
De acordo com o responsável, no ano passado, os destinos Açores e Madeira cresceram 5%, salientando-se uma “forte procura” pelas ilhas açorianas e uma “consolidação” do arquipélago madeirense.
Também os circuitos ibéricos “consolidaram” o seu desempenho, enquanto os circuitos cresceram 10%, quer nos “mais tradicionais” quer nos “mais consolidados”, como Itália, Benelux e capitais da Europa Central.
Para 2025, disse Tiago Encarnação, a Lusanova vai “manter a nossa estratégia, que até agora tem tido sucesso”, e que “é baseada em ir aumentando a nossa diversidade em novos destinos e consolidando a especialização em destinos que consideramos estratégicos”.
Os Açores e Madeira continuarão com a sua “programação normal”, sendo que este ano “os pacotes estão mais dinâmicos”.
“Os agentes de viagens podem personalizar ainda mais as experiências que podem ter em cada um destes destinos”, explicou. Neste momento, a procura apresenta um crescimento de 5% a 10%, de acordo com o diretor operacional. “A continuar esta tendência, poderemos continuar a crescer ao mesmo ritmo do ano passado. O objetivo é crescer consolidadamente ao mesmo ritmo, ano após ano”. Para o futuro, o grupo está a trabalhar no estabelecimento de sinergias entre a Lusanova Portugal e a Lusanova Brasil. “Sinergias no sentido de capacidade de negociação junto de fornecedores, sinergias em termos de tecnologia de apoio à reserva que podemos criar internamente e que podem tanto ajudar os agentes de agências brasileiros como os agentes de agências portugueses”, afirmou o diretor operacional.