Os municípios da Madalena, Lajes do Pico, São Roque, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Santa Cruz da Graciosa, Vila do Porto e Horta apresentaram na BTL, a sua candidatura conjunta a Cidade Europeia do Vinho 2026.
Dando a conhecer ao público este paraíso de escoadas lávicas, com uma das mais ricas biodiversidades da Europa, os Municípios açorianos enalteceram as singularidades desta Terra única, onde a serenidade abraça o mar, a cultura pulsa e o sabor da tradição se renova a cada instante.
A beleza icónica das ilhas deu mote à apresentação, mas foram os vinhos e a cultura vínica os grandes protagonistas do serão.
Com um terroir único, refletindo a cada trago a natureza das suas origens, os nectares açorianos conquistaram todos os presentes numa viagem enogastronómica pelo que de melhor se produz na nossa Região.
Usando da palavra Catarina Manito, porta-voz da Candaditura “Azores, The Best Reason to Toast”, e Presidente da Câmara da Madalena, Capital dos Açores da Vinha e do Vinho, sublinhou que esta é uma iniciativa supramunicipal que pretende transformar o rico património vínico açoriano num ativo estratégico.
“De mãos dadas, estes oito Municípios açorianos superaram diferenças e criaram laços de aspirações comuns, unidos num único desígnio, promover os nossos vinhos e o nosso enoturismo. Queremos afirmar os Açores como território vinhateiro da Europa e queremos afirmá-lo como um todo. Só assim, projetaremos a nossa Região na Europa e no Mundo. É este o nosso propósito. É esta a nossa ambição”, defende a Autarca.
Verão nas
Ilhas do Triângulo
No âmbito da participação na Bolsa de Turismo de Lisboa, a decorrer até amanhã, os Municípios das Ilhas do Triângulo, São Jorge, Pico e Faial, apresentaram os cartazes dos Festivais de Verão a acontecer nestes seis Concelhos.
O primeiro festival de Verão acontece na Ilha de São Jorge, mais concretamente nas Velas.
Assim, entre 1 e 6 de Julho, decorre a “36ª Semana Cultural das Velas”, que este ano tem como cabeças de cartaz o Mariza, Toy, Tributo, GNTK, Pedro Abrunhosa, Gabriel o Pensador, Sara Correia, Dupla Mete Cá Sets e Dj Zanova.
No fim de semana seguinte, a Vila da Calheta, também em São Jorge, recebe o “Festival de Julho” de 10 a 14 de Julho, tendo como cabeças de cartaz David Fonseca, À Variações, Némanus, Reggaeton Rave, Wet Bed Gang, Karetus, The Gift, Tributo e Gavin James.
Ainda em Julho, na Madalena, na ilha do Pico acontece as “Festas de Santa Maria Madalena”, a decorrer este ano entre 17 a 22 de Julho com um cartaz diversificado.
No final do mês de Julho, mais concretamente de 23 a 27 de Julho, São Roque, também na Ilha do Pico, recebe o “Festival Cais Agosto”, com Átoa, Rui Veloso e Van Zee como cabeças de cartaz.
No início de Agosto, na Ilha do Faial decorrem as festas da “Semana do Mar”, o maior Festival Náutico do País, este ano de 1 a 10 de Agosto.
As principais festas do Triângulo terminam nas Lajes do Pico, com a realização da “Semana dos Baleeiros” a decorrer entre 25 a 31 de Agosto, com um vasto programa cultural e desportivo, não faltando a componente religiosa em honra de Nossa Senhora de Lurdes, padroeira dos Baleeiros.
Na opinião do Presidente da Associação de Municípios do Triângulo, estão assim criadas as condições para que estas três Ilhas (São Jorge, Pico e Faial) durante o Verão, possam receber muitos visitantes, não só pelas suas belezas naturais, pela sua forte gastronomia, como pelo bem receber das suas gentes, comum a cada uma destas Ilhas, mas também pela sua cultura e tradições, aliados à animação de Verão, em particular dos seus seis “Festivais de Verão”.