O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas recebe no próximo Sábado, 22 de Março, pelas 10h30, a curadora e pesquisadora de arte contemporânea Marta Mestre, para uma conversa em torno da relação entre arte e sagrado, a influência do consumo digital na fruição artística e os desafios da representatividade nos museus e colecções. A entrada é livre.
Marta Mestre traz uma intervenção essencial para a reflexão sobre o papel das instituições, da curadoria e do público na experiência actual. Ao questionar a separação entre centro e periferia na produção artística, a convidada reforça a ideia de que qualquer território pode ser um espaço de criação e pensamento crítico, desmontando hierarquias impostas pelo sistema da arte.
Esta intervenção aberta ao público – num total de 9 ao longo da vida do projecto “Isto não é um Cubo” – estimula uma reflexão colectiva e participativa sobre o lugar da arte contemporânea na sociedade e incita os participantes a pensar o museu como um espaço vivo e polifónico, e a curadoria como um exercício de mediação e de transformação.
O projecto “Isto não é um cubo” integra sessões mensais, abertas ao público, com especialistas da área das artes visuais, curadoria e programação. Estas sessões propõem ampliar a reflexão sobre estes tópicos e potenciar a discussão e pensamento crítico sobre outros modos e formatos para a apresentação de obras de arte em espaços culturais.