A Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos, em parceria com a Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública do Governo dos Açores, promove no dia 22 de Março, às 9h00, um debate público sobre a requalificação da Fábrica do Açúcar de Ponta Delgada. O evento decorrerá nas instalações da antiga fábrica, situadas na rua de Lisboa n.º 73, freguesia de Santa Clara, e será aberto à participação de toda a comunidade.
Este encontro insere-se no âmbito do Protocolo de Colaboração assinado entre a Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos e a Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública do Governo dos Açores, que visa a definição de uma estratégia para a requalificação e reutilização dos edifícios industriais da Sinaga. O objectivo é reunir contributos e promover uma reflexão alargada sobre as potencialidades da Fábrica do Açúcar, preservando a sua identidade histórica e impulsionando a sua integração na cidade.
O debate contará com a presença de especialistas nas áreas da arquitectura, património industrial e cultural, turismo industrial, economia, museologia e sustentabilidade, que irão partilhar experiências e explorar soluções inovadoras para a reabilitação do espaço.
Como parte deste processo de escuta activa da comunidade, será realizada uma sessão de partilha de testemunhos e auscultação da população, que terá lugar no Centro Cívico e Cultural de Santa Clara, no próximo dia 18 de Março, às 17h00. Este momento servirá para recolher percepções, preocupações e expectativas dos cidadãos sobre a Fábrica do Açúcar, reforçando a importância da participação pública na definição de soluções para este património.