Edit Template

Câmara Municipal deixa 32 milhões de euros nos orçamentos das famílias e empresas de Ponta Delgada

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, anunciou que a autarquia aposta, desde 2021, numa política de baixos impostos para deixar na economia das famílias e empresas do concelho aproximadamente 32 milhões de euros.
“A Câmara Municipal de Ponta Delgada deixa, no fim de cada ano, nas mãos das pessoas, famílias e empresas do concelho, cerca de 8 milhões de euros. Ao fim deste mandato, atingiremos a quantia de 32 milhões de euros em impostos que não foram cobrados pelo município, que optou por deixar este dinheiro na dinamização económica e social do concelho”, adiantou.
Pedro Nascimento Cabral falava, no Centro Natália Correia, na sessão de abertura da Conferência “As Micro, Pequenas e Médias Empresas”, que contou também com as intervenções do Presidente da Confederação Portuguesa dos Micro, Pequenas e Médias Empresas, Jorge Pisco, e do Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas.
O autarca salientou que, ao longo dos últimos quatro anos, a autarquia criou incentivos e um ambiente fiscal favorável implementado pelo município para alavancar o tecido empresarial existente e atrair novos investimentos.
“A acção da Câmara Municipal de Ponta Delgada tem passado por políticas que vão ao encontro das necessidades das famílias e das empresas do concelho, permitindo atribuir-lhes um novo fôlego financeiro, traduzido na manutenção da participação variável no IRS de 3,5% e da Derrama em 1% sobre o lucro tributável sujeito e não isento de imposto sobre o rendimento de pessoas colectivas, mantendo a isenção para os sujeitos passivos com um volume de negócio até 150 mil euros”, exemplificou.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada destacou, de igual modo, as isenções de pagamento de taxas e incentivos fiscais contemplados no programa REVIVA, que tem permitido aos munícipes e empresas poupar significativamente na requalificação de prédios urbanos no centro histórico de Ponta Delgada e nos das suas freguesias.
Definindo Ponta Delgada como um “município amigo das empresas e dos investidores”, o autarca lembrou que, em resultado de um consórcio com a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e com a AHRESP, decorre um investimento de um milhão e 89 mil euros para apoiar a modernização digital de cerca de 400 empresas da baixa histórica, no âmbito do projecto “Bairro Comercial Digital – PDL Centro Histórico”.
Aproveitando a presença de vários empresários na iniciativa, Pedro Nascimento Cabral quis também dar nota da criação da incubadora de empresas StartUP PDL, do Gabinete de Estudos Económicos e Apoio Empresarial, e do programa de apoio às rendas comerciais como outras medidas tomadas pelo município para proteger e impulsionar as micro, pequenas e médias empresas de Ponta Delgada.
“É necessário que, de facto, haja uma consciencialização e acção de apoio àquele que é o verdadeiro tecido empresarial da Região Autónoma dos Açores: os nossos micro, pequenos e médios empresários. Nesta medida, tudo o que possamos fazer para valorizar a vossa dedicação, resiliência e empenho, faremos”, disse.
A conferência desta terça-feira foi promovida pela Câmara Municipal de Ponta Delgada em parceria com a Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas.
Visando esclarecer todos os participantes quanto aos incentivos e medidas vigentes para alavancar o tecido empresarial, o evento incluiu uma mesa redonda que esteve subordinada ao tema “As micro, pequenas e médias empresas. Que apoios? Que instrumentos financeiros? Que incentivos?”.
A mesa redonda foi moderada pelo jornalista e Director Executivo do Jornal Diário dos Açores, Osvaldo Cabral, tendo como intervenientes o Director Regional do Empreendedorismo e Competitividade, Bruno Belo, o Coordenador do Gabinete de Estudos Económicos e Apoio Empresarial, Paulo Couto, e o Administrador Executivo – Caixa de Crédito Agrícola Mútuo dos Açores, Luís Lindo.

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Nascimento Cabral felicita Casa do Povo do Livramento pela conquista da Série Açores em Futsal
PJ detém terceiro suspeito de homicídio ocorrido na cidade de Ponta Delgada
Marinha coordena resgate a Nordeste da Ilha de São Miguel
Abertas as inscrições para o “Rali Ilha Azul – Cidade Mar”
José Manuel Bolieiro destaca “importância estratégica” da nova Variante às Furnas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores