Edit Template

Mau tempo dá as boas vindas à Primavera

O equinócio de Primavera sinaliza o primeiro dia da Primavera, o que ocorre todos os anos entre os dias 20 e 22 de Março.
Este ano acontece exactamente hoje, dia 20 de Março, às 8h01 dos Açores.
A nível da astronomia, esta estação do ano, primeira do ano trópico, no hemisfério norte, que precede o verão e começa no momento em que o centro do Sol chega ao ponto equinocial de março (zona temperada do norte), ou seja, no dia 20 de Março até ao 20 de Junho.
A primavera é uma das estações de transição, o que significa que existe bastante variabilidade na atmosfera, dando origem a vários e distintos estados de tempo (estáveis e instáveis).
A Primavera chega aos Açores com sete ilhas sob aviso amarelo no dia de hoje, devido à agitação marítima e vento, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, nas ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) os avisos amarelos devido ao vento e a agitação marítima vão vigorar até às 06:00 e 03:00 de hoje, respetivamente.
Já as ilhas do grupo central (Graciosa, Terceira, Pico, Faial e São Jorge) estão sob aviso amarelo até 00:00 de hoje também devido à agitação marítima e vento.
Na terça-feira, o IPMA já tinha colocado as ilhas dos grupos Central e Oriental dos Açores sob aviso amarelo devido aos efeitos da depressão Martinho, que está a atingir o arquipélago.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Edit Template
Notícias Recentes
Berta Cabral destaca evolução e qualificação do sestino Açores no Summit Go4Travel 2025
Exercício TOURO25 reforça preparação e eficácia do sistema de Protecção Civil nos Açores, afirma Alonso Miguel
JSD destaca “aposta constante” do Governo dos Açores nas políticas de Juventude
“Governo Regional está a falhar gravemente às Instituições Particulares de Solidariedade Social e Santas Casas dos Açores”, alerta Berto Messias
Governo reforça rede com mais 30 camas - Trinta utentes aguardam vaga nos cuidados continuados e sete permanecem em hospital
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores