Edit Template

Bolieiro inaugura obra de reparação do molhe do Porto das Lajes do Pico

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu ontem à inauguração da obra de reparação do molhe do Porto das Lajes do Pico, acompanhado pelo Secretário Regional do Mar e das Pescas, Mário Rui Pinho, e pela Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral. Este projeto, com um investimento próximo dos 15 milhões de euros, pretendeu melhorar as condições de segurança e operacionalidade da infraestrutura portuária.
A obra decorreu em duas fases distintas: a primeira focada na reparação do molhe existente e no reforço do quebra-mar, enquanto a segunda fase se dedicou à ampliação do molhe, à proteção do terrapleno, à criação de uma infraestrutura de abastecimento de combustível às embarcações, à dragagem da zona circundante e à construção de um novo molhe de proteção com cerca de 60 metros de comprimento.
O líder do executivo açoriano destacou a importância do diálogo entre o Governo dos Açores e o município das Lajes do Pico para concretizar esta reabilitação, sublinhando que se trata de “um trabalho em progresso de entendimento entre várias entidades”, que permitiu manter “uma infraestrutura que habilita o concelho das Lajes do Pico”.
“Estes fenómenos climáticos mais extremos e mais intensos justificam os apoios e os investimentos realizados para manter e melhorar as capacidades instaladas”, afirmou.
Para o futuro, José Manuel Bolieiro considera essencial criar planos de manutenção que prolonguem a vida útil das infraestruturas, promovendo a racionalização de recursos e assegurando a qualidade dos investimentos públicos.

Novo Centro de Saúde
até 2028

O edifício do novo centro de saúde das Lajes do Pico, uma “grande ambição” dos habitantes do concelho, deverá ser construído até 2028, revelou o presidente do Governo Regional.
Segundo José Manuel Bolieiro, a adjudicação da elaboração do projeto está para breve e o projeto, depois de elaborado, “é que vai estimar a complexidade da obra e o prazo”.
O líder do executivo açoriano falava aos jornalistas no final de uma reunião do Governo de coligação com a Câmara Municipal, realizada no âmbito de uma visita estatutária de três dias do Governo Regional à ilha do Pico.
No entanto, como o investimento do centro de saúde vai ser financiado pelo programa Açores 2030, José Manuel Bolieiro referiu que “o prazo da programação plurianual vai até 2028”, altura em que a obra poderá estar executada.
“Quando mais depressa for [a execução da obra], melhor, porque as condições da oferta de saúde nas Lajes, ao longo de muitos anos, foram penalizadas. E nós estamos a trabalhar para dar, no Serviço Regional de Saúde, uma boa capacitação, aqui também nas Lajes do Pico”, declarou Bolieiro aos jornalistas.
O novo centro de saúde das Lajes do Pico vai ser construído de raiz, no espaço do antigo matadouro que, em Setembro de 2023, foi cedido pelo município ao Governo Regional.
Na acessibilidade aérea, o governante referiu que o executivo regional está empenhado em fazer com que a companhia aérea SATA possa ter “facilidade de acesso aos ‘slots’, que são escassos no aeroporto de Lisboa”, para aumentar o número de voos de e para o aeroporto do Pico.
Já em matéria de acessibilidades agrícolas, José Manuel Bolieiro anunciou que a intervenção no Caminho da Rosada ficará concluída em breve e que o Caminho do Bodo de Leite vai ser asfaltado.
Lembrou ainda que o bom relacionamento com a Câmara Municipal permitiu que, em breve, os jovens empresários das Lajes do Pico tenham uma incubadora de empresas, com a cedência do antigo edifício da GNR à autarquia.
Por seu lado, a presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Ana Brum (PS), disse que o centro de saúde é o “tema central” das reivindicações da autarquia e que, no âmbito da boa colaboração com o Governo Regional, dentro de pouco tempo será adjudicado o projeto para a obra, seguindo-se o lançamento do concurso público para a sua execução.
Ana Brum lembrou que o seu concelho é o mais envelhecido da região, mas tem existido “boa colaboração” entre a autarquia e o executivo regional.
Indicou ainda, a título de exemplo, que o município doou um terreno à Santa Casa da Misericórdia para construir uma nova creche e cedeu a antiga escola da Piedade para criação de uma valência de creche e berçário.

Variante à Madalena
pronta no Verão

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, reuniu-se com a Presidente da Câmara Municipal da Madalena, Catarina Manito,
Entre os assuntos abordados, destacou-se a situação do Centro de Saúde da Madalena, cuja falta de um sistema de ar condicionado adequado tem afetado negativamente as condições de excelência pretendidas para utentes e profissionais. Sobre este tema, o governante garantiu que a adjudicação do processo de requalificação do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) já se encontra concluída, esperando-se uma melhoria significativa para breve.
“Compreendemos que o conforto e a segurança dos utentes e profissionais do Centro de Saúde da Madalena são uma prioridade. A requalificação do sistema de AVAC já adjudicada é um compromisso firme do Governo Regional para garantir condições de excelência”, destacou o Presidente do Governo.
Outro ponto central foi o avanço das obras da variante à Vila da Madalena, um investimento superior a 6,4 milhões de euros, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Com conclusão prevista para o final deste Verão, esta infraestrutura promete melhorar substancialmente a mobilidade, segurança e logística da região, além de potenciar o desenvolvimento habitacional e económico do concelho, que se destaca como o único dos Açores com um saldo demográfico positivo.
O projeto da variante, com cerca de 1,6 km de extensão e seis interseções giratórias, estabelecerá a ligação entre diversas rodovias regionais e municipais, assegurando um melhor acesso ao Centro de Saúde, porto e aeroporto. A obra representa um passo significativo para o desenvolvimento sustentável da Madalena, criando um circuito logístico eficiente e favorecendo a atração de novos investimentos habitacionais e empresariais.
“A conclusão desta variante será um marco importante para a mobilidade, segurança e crescimento económico da Madalena. Pretendemos que esta infraestrutura não seja apenas um benefício imediato, mas um investimento estratégico para o futuro da ilha do Pico”, sublinhou José Manuel Bolieiro.
No âmbito habitacional, a reunião permitiu discutir o projeto de loteamento do Guindaste da Mirateca, com vista ao aumento da oferta habitacional da região, de modo a dar resposta ao crescimento populacional e económico. que nos deixa bastante satisfeitos”, referiu.

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Nascimento Cabral felicita Casa do Povo do Livramento pela conquista da Série Açores em Futsal
PJ detém terceiro suspeito de homicídio ocorrido na cidade de Ponta Delgada
Marinha coordena resgate a Nordeste da Ilha de São Miguel
Abertas as inscrições para o “Rali Ilha Azul – Cidade Mar”
José Manuel Bolieiro destaca “importância estratégica” da nova Variante às Furnas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores