Edit Template

“A Teia da Viola” éo mais recente original do músico açoriano Rafael Carvalho

O músico açoriano Rafael Carvalho apresenta o seu mais recente original para Viola da Terra intitulado “A Teia da Viola”. Este single irá integrar o seu próximo álbum, a ser apresentado no Verão, que contará com 10 originais para Viola da Terra e numa celebração de 30 anos do início da sua aprendizagem do instrumento.
“A Teia da Viola” conta com a participação especial do músico Chico Lobo, de Minas Gerais, com a Viola Caipira e Voz, num dueto com a Viola da Terra. É o primeiro original com música e letra que Rafael Carvalho apresenta nos seus álbuns, numa letra de Sílvia Silveira, que retrata o percurso de alguém que se deixa enfeitiçar pelo som, cheiro, mística da Viola e que, a partir daí, lhe dedica o seu percurso de vida.
O convite ao músico Brasileiro Chico Lobo vem de uma amizade de longos anos, tendo Chico Lobo participado em duas edições do Festival Violas do Atlântico com a sua Viola Caipira e, ainda, no II Festival Internacional de Violas de Arame em 2010, que decorreu em São Miguel. Tendo em conta o conteúdo e essência da letra, a mesma pedia essa interpretação e conjugação das sonoridades ligadas ao universo musical da Viola no Brasil.
A gravação da Viola Caipira e Voz decorreu no Estúdio RG, Belo Horizonte, por Ricardo Gomes e da Viola da Terra no CuboX, por Luís Xavier, responsável ainda pela mixagem e masterização. A música está agora disponível nas plataformas digitais, desde spotify, YouTube, iTunes, entre outras, para quem desejar ouvir, bem como nas redes sociais do músico.
O ano de 2025 trará, desse modo, o 10.º álbum a solo do músico e professor açoriano, natural da Ribeira Quente, que conta com um percurso de vida de 3 décadas dedicado à Viola da Terra, quer no ensino e formação, quer nas edições em Livros e CDS e ainda na produção de eventos de dinamização da nossa Viola.
Rafael Carvalho conta com 9 álbuns a solo editados, 2 álbuns em duo e 2 álbuns em trio, para além de mais de duas dezenas de participações musicais como convidado em diversos álbuns ou singles. Editou, ainda, 3 livros do seu “Método para Viola da Terra”, fruto do seu trabalho de leccionação e estruturação do curso curricular de Viola da Terra no Conservatório Regional de Ponta Delgada, tendo ainda editado, em 2021, o livro “Viola da Terra – Crónicas”.
Em Fevereiro de 2025, o músico foi homenageado pelo Rotary Club de Ponta Delgada, conjuntamente com o Luthier Hugo Raposo, como Profissional do Ano de 2024.

Edit Template
Notícias Recentes
Previstas taxas de ocupação de 70% na hotelaria açoriana na Páscoa
Detenção pelo crime de violência doméstica na Lagoa
Cooperativa União Agrícola promove 17.º Curso de Preparadores e Manejadores de Animais para concursos
Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão
Páscoa com “bom tempo” no arquipélago dos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores