Edit Template

Criadas mais duas equipas para combate às dependências

Para além do programa “Haja Saúde” que, na Terceira, trabalha a prevenção nos comportamentos aditivos, a Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências, em articulação com os parceiros do setor, criou mais duas equipas para trabalhar neste âmbito, passando agora a cobrir todo o arquipélago dos Açores, anunciou o governo dos Açores
O projeto “Mais Saúde” e o “Sementes de Mudança” aliam-se ao esforço do Governo Regional para desenvolver, nos Açores, um trabalho de prevenção dos comportamentos aditivos e dependências mais consistente, eficaz e atento às idiossincrasias de cada ilha.
Estas três equipas de prevenção vão funcionar em três zonas geográficas específicas e, assim, passar-se-á a cobrir todas as ilhas do arquipélago, “potenciando a proximidade que, por sua vez, facilitará a relação com o público-alvo, essencial para o trabalho de prevenção”, sublinha Mónica Seidi, Secretária Regional da Saúde e Segurança Social.
Valorizando cada vez mais o eixo da prevenção, a Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências tem desde o presente ano um departamento, em São Miguel, integrado no Núcleo da Promoção de Estilos de Vida e Prevenção, atendendo às necessidades que se têm vindo a verificar na ilha.
Como forma de incluir cada vez mais a comunidade no processo de combate aos comportamentos aditivos, a Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências dinamizou, na ilha Terceira no passado sábado, o II Encontro “As juntas de freguesia enquanto suporte da comunidade: o seu papel no fenómeno dos comportamentos aditivos”, contando com a presença de presidentes de junta das ilhas Graciosa, Terceira e Santa Maria. O terceiro e último encontro realizar-se-á no Pico, a 3 de maio, e chegará assim a todos os restantes presidentes de juntas de freguesia dos Açores.
Relativamente ao eixo do tratamento, o executivo regional estabeleceu 20 convenções com comunidades terapêuticas de modo a diversificar o tipo de resposta disponível, e assegurando tratamentos cada vez mais “à medida” de cada utente, potenciando o seu sucesso.
O compromisso do Governo dos Açores com a prevenção e combate às dependências mantém-se prioritário, promovendo um reforço contínuo dos meios disponíveis para assegurar uma resposta eficaz e integrada a este problema de saúde pública, conclui.

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara da Povoação comemora o Dia dos Avós no Jardim Municipal
Registados 48 acidentes de viação na Região Autónoma dos Açores
Greve dos procuradores do Ministério Público imobilizou tribunais durante três dias
Ano Santo Jubilar na Diocese de Angra marcado pelo Ciclo do Órgão
Detectado foco de Loque Americana na ilha das Flores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores