Edit Template

Eurodeputado Paulo Nascimento Cabral reúne com Secretária de Estado do Mar

O eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral reuniu com a Secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão, para debater assuntos de interesse para Portugal, numa altura em que se aproximam decisões importantes a nível europeu, sobre as questões do mar, como o Pacto do Oceano, a participação na Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC) em Nice, entre outras questões.
Segundo o eurodeputado, “é fundamental, por um lado, ouvir as posições de Portugal sobre estes pontos tão importantes, e por outro, dar nota do que temos conseguido alcançar ao nível das Instituições Europeias, desde logo com a minha proposta de projeto-piloto que foi aprovada recentemente para a criação de um Observatório Europeu do Mar Profundo nos Açores, a posição sobre o Pacto do Oceano, ou mesmo sobre a extensão da plataforma continental”, entre outros pontos.
No que concerne ao Observatório Europeu do Mar Profundo (EODS), e considerando que decorrerá esta semana, em Bruxelas, um encontro ministerial com o Comissário das Pescas e Oceanos, Paulo do Nascimento Cabral deu nota da sua “importância para o oceano, desde logo o Atlântico, solicitando que tal possa também constar como um dos pontos a ser abordados nesse Conselho informal, mostrando que estamos unidos neste importante projeto, que, estou certo, que promoverá a cooperação entre a UE em matéria de investigação, conhecimento científico, tecnologias de monitorização inovadoras e informará os decisores políticos para a sua gestão sustentável. Desde a primeira hora que defini os Açores como a localização ideal, pois situados no Oceano Atlântico, ligando a Europa à América e a África, são um laboratório natural com ambientes marinhos profundos inigualáveis, como fontes hidrotermais e montes submarinos, e agora com Áreas Marinhas Protegidas”.
Outro ponto discutido foi o Pacto do Oceano que esteve em consulta pública até ao passado dia 17 de Fevereiro e será debatido na próxima semana no Plenário de Estrasburgo. A União Europeia aposta no Pacto Europeu para o Oceano para enfrentar desafios como a crise climática, a perda de biodiversidade e a poluição, com foco na sustentabilidade, competitividade e resiliência, reafirmando o compromisso de se alinhar com as tendências globais e garantir um Oceano saudável para todos.
Paulo Nascimento Cabral é um dos eurodeputados responsáveis pelo Relatório de Posição do Partido Popular Europeu (PPE).
Um dos assuntos pedidos pelo Eurodeputado para serem incluídos é a Extensão da Plataforma Continental “que é fundamental para Portugal. A União Europeia tem a maior Zona Económica Exclusiva (ZEE) do mundo, e: esta ZEE depende, em grande medida, de Portugal e das suas duas Regiões Autónomas e Regiões ultraperiféricas (RUP), como os Açores e a Madeira, que no seu conjunto, dão à União Europeia uma presença em todos os oceanos do mundo. As RUP são essenciais para a dimensão marítima da UE e devem ser valorizadas pelo seu verdadeiro valor”.
Ainda neste âmbito, o eurodeputado destacou a necessidade de termos em conta o transporte marítimo, voltando a “defender o POSEI-Transportes, porque não podemos dissociar os transportes do pacto do Oceano, sendo que 80% do comércio mundial se faz por mar, ou ainda as questões relacionadas com a indústria naval, que temos de recuperar para a União Europeia toda a cadeia de valor.

Edit Template
Notícias Recentes
Açores foram o 5º destino que mais cresceu em reservas de agências de viagens
Começam este fim de semana as romarias de açorianos nos EUA
PS diz que vai para as eleições com vontade de vencer
PSD diz que objectivo é um terceiro deputado
Observação Solar na Ribeira Grande com o OASA
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores