Edit Template

Ideias Há Muitas – Oportunidades perdidas e economia do supérfluo

Na crónica anterior, abordei conteúdos sobre a improdutividade e o atraso da economia nacional. Vamos explorar mais um pouco.
Em qualquer parte do planeta, o tema da improdutividade é sempre um tema complexo. Não será diferente em Portugal, ainda por cima influenciado por diversos fatores estruturais e culturais, que não só não foram devidamente interpretados por governantes, mas também por empresários e população em geral.
Vamos ao que importa então. Na cúpula das responsabilidades, sem citar qualquer estudo científico, está a baixa qualificação humana, emocional e técnica de empresários e trabalhadores, o que dificulta claramente um ambiente propício à mudança e à inovação.
Infraestruturas obsoletas e falta de modernização de setores-chave fazem atrasar o progresso e a eficiência, um outro eixo, e, em razão, pensamos logo na excessiva burocracia que é visível através de um sistema fiscal e administrativo que retira competitividade ao universo empresarial, mas que também subtrai recursos que seriam necessários para o investimento em novos setores de atividade.
Temos portanto uma cultura de baixa exigência e uma mentalidade que não valoriza a excelência e a melhoria contínua, e isso traduz-se na falta de inovação e investimento em investigação, sobretudo ao nível académico e empresarial, limitando o desenvolvimento de novas ideias, produtos e serviços.
Ao contrário de outras economias, digamos que mais abertas, há todo um ambiente favorável ao surgimento de robustas micro, pequenas e médias empresas, e isso faz-se sobretudo nas oportunidades de acesso responsável ao crédito. A fatia de leão da dívida bancária em Portugal não é para investimento em novos serviços e produtos. Pelo contrário, deve-se ao consumo privado de particulares e empresas.
Dir-me-ão que todos têm de ter uma casa. E um carro. Ou dois. E outros bens. Sim, claro. Mas teria de ser na exata medida e proporção da nossa dimensão produtiva, económica e financeira.

Luís Soares Almeida*

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Nascimento Cabral felicita Casa do Povo do Livramento pela conquista da Série Açores em Futsal
PJ detém terceiro suspeito de homicídio ocorrido na cidade de Ponta Delgada
Marinha coordena resgate a Nordeste da Ilha de São Miguel
Abertas as inscrições para o “Rali Ilha Azul – Cidade Mar”
José Manuel Bolieiro destaca “importância estratégica” da nova Variante às Furnas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores