Edit Template

Clássicos no Museu regressam com programa dedicado ao barroco

Amanhã, dia 30 de Março, às 17H00, os Clássicos no Museu regressam ao Museu Carlos Machado. Um programa dedicado ao barroco, no magnífico espaço da Igreja do Colégio dos Jesuítas.
O brilho da música barroca encontra uma de suas expressões mais marcantes na música de compositores como Giuseppe Torelli e Georg Philipp Telemann. Ambos contribuíram significativamente para o desenvolvimento do concerto barroco, especialmente no uso do trompete como instrumento solista, evidenciando sua sonoridade brilhante e majestosa.
“Giuseppe Torelli (1658-1709) foi um dos pioneiros na criação do concerto grosso e do concerto para solista, deixando um legado importante para o trompete barroco. As suas composições, como o Concerto em Ré Maior para trompete, cordas e baixo continuo são exemplo da claridade e a imponência do instrumento solista, destacando o seu timbre resplandecente em diálogos sofisticados com a orquestra. A sua música reflecte a exuberância do barroco italiano, com melodias ornamentadas e passagens ágeis que exigem grande habilidade do solista. Este concerto exemplifica a evolução do trompete como instrumento solista no período barroco, evidenciando a habilidade do compositor em combinar virtuosismo instrumental com profundidade expressiva”.
“Georg Telemann (1681-1767), um dos compositores mais prolíficos da história da música ocidental, também incorporou o brilho barroco nas suas obras para trompete. Obras como o Concerto para trompete, cordas e baixo contínuo e os Concertos para Trompete evidenciam a leveza e o refinamento do estilo barroco alemão. As composições combinam a grandiosidade do trompete com a fluidez melódica característica da sua escrita, criando um equilíbrio entre o esplendor e a expressividade”.
Para o repertório de trompete solista, o Ensemble de Cordas acompanhará o músico, natural da Vila da Povoação, Hugo Araújo. Em destaque estará também a violinista Ana Oliveira. O concerto tem a direcção musical do maestro titular da Sinfonietta de Ponta Delgada Amâncio Cabral.
Esta é uma produção da Quadrivium – Associação Artística, em colaboração com o Museu Carlos Machado e com o apoio da Direcção Geral das Artes.

Edit Template
Notícias Recentes
Cedars House recebe concertoda temporada musical dos professores do Conservatório Regional da Horta
Catarina Alves “Pedras de Lava” entra no mercado canadiano via Toronto
Resgatado homem no porto de Ponta Delgada
Lançamento de “Árvore Anciã – Contos” marca estreia literária de Ricardo Barros
Açores são a região do país onde as empresas sentem maiores custos de contexto
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores