Amanhã, dia 30 de Março, às 17H00, os Clássicos no Museu regressam ao Museu Carlos Machado. Um programa dedicado ao barroco, no magnífico espaço da Igreja do Colégio dos Jesuítas.
O brilho da música barroca encontra uma de suas expressões mais marcantes na música de compositores como Giuseppe Torelli e Georg Philipp Telemann. Ambos contribuíram significativamente para o desenvolvimento do concerto barroco, especialmente no uso do trompete como instrumento solista, evidenciando sua sonoridade brilhante e majestosa.
“Giuseppe Torelli (1658-1709) foi um dos pioneiros na criação do concerto grosso e do concerto para solista, deixando um legado importante para o trompete barroco. As suas composições, como o Concerto em Ré Maior para trompete, cordas e baixo continuo são exemplo da claridade e a imponência do instrumento solista, destacando o seu timbre resplandecente em diálogos sofisticados com a orquestra. A sua música reflecte a exuberância do barroco italiano, com melodias ornamentadas e passagens ágeis que exigem grande habilidade do solista. Este concerto exemplifica a evolução do trompete como instrumento solista no período barroco, evidenciando a habilidade do compositor em combinar virtuosismo instrumental com profundidade expressiva”.
“Georg Telemann (1681-1767), um dos compositores mais prolíficos da história da música ocidental, também incorporou o brilho barroco nas suas obras para trompete. Obras como o Concerto para trompete, cordas e baixo contínuo e os Concertos para Trompete evidenciam a leveza e o refinamento do estilo barroco alemão. As composições combinam a grandiosidade do trompete com a fluidez melódica característica da sua escrita, criando um equilíbrio entre o esplendor e a expressividade”.
Para o repertório de trompete solista, o Ensemble de Cordas acompanhará o músico, natural da Vila da Povoação, Hugo Araújo. Em destaque estará também a violinista Ana Oliveira. O concerto tem a direcção musical do maestro titular da Sinfonietta de Ponta Delgada Amâncio Cabral.
Esta é uma produção da Quadrivium – Associação Artística, em colaboração com o Museu Carlos Machado e com o apoio da Direcção Geral das Artes.