Edit Template

Hoje há eclipse parcial do Sol e pode ser visto nos Açores

Hoje será possível observar um eclipse parcial do Sol nos Açores, entre as 08h18 e as 10h15 da manhã.
Assim, o OASA, em Santana de Rabo de Peixe, estará aberto, neste dia, das 07:30 às 10:30 da manhã, ao público para desenvolver uma observação indireta deste fenómeno.
Importante referir que não se deve olhar diretamente para o Sol, por isso, aconselha-se ver este fenómeno em segurança no Observatório.
Para quem quiser ver este fenómeno noutro local da ilha, deverão deslocar-se para o mais Este possível.
Devem tomar todas as precauções necessárias e para isso poderão visualizar o vídeo através deste link: https://www.youtube.com/watch?v=CL8OoqhiUmo
Esta atividade não exige marcação e tem um custo de 2 euros por pessoa.
Menores de 6 anos têm a entrada gratuita.
O eclipse será visível em toda a Europa hoje, bem como no oeste de África, no leste da América do Norte e no norte da Ásia.
No resto do hemisfério norte, o Sol vai encolher mais no nordeste dos Estados Unidos, na Gronelândia e no leste do Canadá.
Durante um eclipse solar parcial, a Lua passa entre o Sol e a Terra.
A Lua projeta uma sombra na Terra e bloqueia apenas parcialmente o Sol, fazendo-o aparecer como um crescente.
Ao contrário de um eclipse solar total, não há totalidade, pelo que os especialistas dizem que deve ser usada proteção ocular adequada durante todo o tempo.
“Os eclipses são apenas um jogo de luz e sombra entre o Sol, a Lua e a Terra”, disse Auriane Egal, do Planetário de Montreal.
De acordo com a NASA, os eclipses solares e lunares ocorrem entre quatro e sete vezes por ano.
Devido à órbita inclinada da Lua em torno da Terra, eles tendem a vir em pares. Em meados de Março, por exemplo, um eclipse lunar total tornou a Lua vermelha.

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Nascimento Cabral felicita Casa do Povo do Livramento pela conquista da Série Açores em Futsal
PJ detém terceiro suspeito de homicídio ocorrido na cidade de Ponta Delgada
Marinha coordena resgate a Nordeste da Ilha de São Miguel
Abertas as inscrições para o “Rali Ilha Azul – Cidade Mar”
José Manuel Bolieiro destaca “importância estratégica” da nova Variante às Furnas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores