Hoje será possível observar um eclipse parcial do Sol nos Açores, entre as 08h18 e as 10h15 da manhã.
Assim, o OASA, em Santana de Rabo de Peixe, estará aberto, neste dia, das 07:30 às 10:30 da manhã, ao público para desenvolver uma observação indireta deste fenómeno.
Importante referir que não se deve olhar diretamente para o Sol, por isso, aconselha-se ver este fenómeno em segurança no Observatório.
Para quem quiser ver este fenómeno noutro local da ilha, deverão deslocar-se para o mais Este possível.
Devem tomar todas as precauções necessárias e para isso poderão visualizar o vídeo através deste link: https://www.youtube.com/watch?v=CL8OoqhiUmo
Esta atividade não exige marcação e tem um custo de 2 euros por pessoa.
Menores de 6 anos têm a entrada gratuita.
O eclipse será visível em toda a Europa hoje, bem como no oeste de África, no leste da América do Norte e no norte da Ásia.
No resto do hemisfério norte, o Sol vai encolher mais no nordeste dos Estados Unidos, na Gronelândia e no leste do Canadá.
Durante um eclipse solar parcial, a Lua passa entre o Sol e a Terra.
A Lua projeta uma sombra na Terra e bloqueia apenas parcialmente o Sol, fazendo-o aparecer como um crescente.
Ao contrário de um eclipse solar total, não há totalidade, pelo que os especialistas dizem que deve ser usada proteção ocular adequada durante todo o tempo.
“Os eclipses são apenas um jogo de luz e sombra entre o Sol, a Lua e a Terra”, disse Auriane Egal, do Planetário de Montreal.
De acordo com a NASA, os eclipses solares e lunares ocorrem entre quatro e sete vezes por ano.
Devido à órbita inclinada da Lua em torno da Terra, eles tendem a vir em pares. Em meados de Março, por exemplo, um eclipse lunar total tornou a Lua vermelha.