A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai assinalar, simbolicamente, o Dia Nacional do Doente com AVC, na noite de 31 de Março, iluminando as arcadas circundantes à Praça Gonçalo Velho de púrpura (roxo), a cor europeia dos sobreviventes de acidente vascular cerebral.
A autarquia associa-se, assim, à iniciativa da PT.AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos, uma associação portuguesa construída por sobreviventes de AVC, familiares, cuidadores e profissionais de saúde.
Promover acções que sensibilizam a população e contribuem para a prevenção do AVC e suas consequências é um dos objectivos desta associação que procura alertar para o acidente vascular cerebral, enquanto “a 1.ª causa de morte e a 1ª causa de incapacidade em Portugal”, lembrando que “em média, ocorrem de três AVC por hora, 54 por dia, com mais de 25 mil casos por ano”.
À parte desta acção, a PT.AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos, também conhecida como “Portugal AV” desenvolve uma série de outros projectos para dar resposta às necessidades sentidas pelos doentes sobreviventes de AVC, os seus familiares e cuidadores.