O Censo de Milhafres 2025 decorre nos dias 5 e 6 de Abril e, este ano, mais do que nunca, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) faz um apelo à participação de voluntários para ajudar a monitorizar as populações das águias-de-asa-redonda, conhecida nos Açores como milhafre.
Este evento já vai na sua 19º edição e tem como objetivo essencial recolher dados importantes sobre a distribuição e o estado de conservação destas aves de rapina, vitais para o equilíbrio dos nossos ecossistemas.
Durante o censo, as equipas de voluntários realizam vários percursos (a pé, de bicicleta ou de carro) e registam as observações dos milhafres (Buteo buteo rothschildi).
“Ainda estão disponíveis percursos nas ilhas de São Jorge, Faial, Terceira e São Miguel para garantirmos resultados mais precisos no Censo de Milhafres. A base deste censo são os nossos voluntários e só com essa ajuda podemos garantir que cobrimos todas as áreas e conseguimos obter dados precisos sobre a população destas aves tão especiais” afirma Ana Mendonça, coordenadora do Censo nos Açores.
A participação no censo é aberta a todos, sejam entusiastas da natureza, investigadores ou cidadãos com interesse em contribuir para a proteção da biodiversidade. Não é necessário um conhecimento profundo de ornitologia, basta saber identificar um milhafre. Além disso, a experiência pode ser feita em grupo, tornando-se uma excelente oportunidade para envolver amigos e familiares nesta causa.
Em 2024, o censo contou com a participação de 183 voluntários, que registaram 535 aves, sendo 403 milhafres nos Açores e 132 mantas na Madeira. A estimativa para as populações de 2024 é de 2887 milhafres nos Açores e 298 mantas na Madeira, com um pequeno aumento nas populações, que o censo deste ano ajudará a confirmar.
Ao juntar-se ao Censo de Milhafres, está a dar um contributo essencial para a conservação destas aves incríveis. Para participar, basta inscrever-se através do formulário disponível no site da SPEA: www.spea.pt.
A SPEA irá também organizar um webinar gratuito no dia 29 de Março, às 18h30, para esclarecer dúvidas e fornecer todas as orientações necessárias para uma participação eficaz.