O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, anunciou que irá avançar com o novo Centro de Intervenção Social «TEAR» (Transformar, Educar, Acolher e Reabilitar), que será instalado até ao final deste semestre e que contará com a parceria de várias instituições sociais para trabalharem de forma sistémica no concelho.
Este é um projecto que surgiu no âmbito da área social na Lagoa, nomeadamente das questões relacionadas com a violência doméstica, os maus-tratos infantis, a inclusão social, a discriminação, a criminalidade e as dependências.
De acordo com Frederico Sousa, “juntar as várias instituições que trabalham nessas temáticas sociais a nível regional e nacional será uma mais-valia para o nosso concelho, com a criação deste Centro de Intervenção Social, que permitirá uma maior proximidade com a população e que, de uma forma sistémica e integrada, posso colaborar com a CPCJ de Lagoa”.
Esta medida foi anunciada no dia em que foi hasteada, no jardim do edifício dos Paços do Concelho, a bandeira “Laço Azul”, que assinala, em Abril, o mês da prevenção dos maus-tratos infantis, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Frederico Sousa, acompanhado pelo executivo camarário, e da Presidente da Comissão de Protecção de Menores e Jovens (CPCJ) de Lagoa, Edite Preto.
Na ocasião, Frederico Sousa congratulou a CPCJ pelo trabalho realizado, ao longo dos anos, no âmbito da protecção de menores e questões sociais, destacando a prevenção dos maus-tratos na infância, temática assinalada este mês, e sensibilizando para esta problemática que merece a reflexão de todos.
Edite Preto agradeceu à Câmara Municipal de Lagoa pelo gesto simbólico e pelo apoio inequívoco e imediato da autarquia sempre que necessário. “Felizmente os números de maus-tratos infantis no concelho têm diminuído, mas a nossa luta será sempre até chegarmos aos zero casos”, referiu a Presidente da CPCJ de Lagoa.
Este ano, a CPCJ de Lagoa elaborou um «Calendário dos Bons Tratos», que foi distribuído por todos os alunos do pré-escolar ao 6.º ano do concelho, com o objectivo de promover uma maior sensibilização, informação e divulgação dos direitos das crianças, as suas necessidades e os seus interesses. O calendário propõe actividades a serem realizadas por pais e filhos, podendo proporcionar momentos felizes de convívio às famílias. Para além disso, no dia 30 de Abril, a CPCJ irá realizar a iniciativa do “laço azul humano” em todos os CATL do concelho.