A realização na ilha de São Miguel da Assembleia Geral ordinária da Federação Portuguesa de Ténis (FPT) foi a oportunidade para a homenagem aos fundadores da Associação de Ténis dos Açores (ATA).
Em 1991 oito jogadores e dirigentes de quatro ilhas juntaram-se para formarem o órgão que gere a modalidade na Região. A actual direcção, presidida por Alfredo Melo Bento, além de relembrar quem fundou a ATA pretendeu deixar o registo de um momento que ajudou a organizar o ténis.
Carlos Teixeira da Silva, Luís Filipe Mota e Luís Macedo, da ilha de São Miguel, e João Luís Coutinho, da ilha de Santa Maria, receberam as placas comemorativas numa cerimónia que decorreu no Senhora da Rosa Hotel.
Luís Manuel Cunha, da ilha de São Miguel, João Parreira, da ilha Terceira, António Mesquita e Paulo Salvador, da ilha do Faial, não tiverem possibilidades de comparecer.
O acto foi presenciado pelo presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, pelos presidentes da Assembleia Geral e da Direcção da Federação Portuguesa de Ténis, respectivamente Nuno Barroca e João Paulo Santos, e pelo presidente do Clube de Ténis de São Miguel, António Damião de Medeiros.
Pela primeira vez nos 100 anos da FPT a ilha de São Miguel recebeu a reunião magna.
A aprovação do relatório e contas da gestão de 2024 foi por unanimidade dos delegados das Associações regionais dos Açores, Alentejo, Algarve, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa, Madeira, Porto, Setúbal, Vila Real e Viseu e ainda os delegados das Associações de Jogadores de Ténis de Portugal e de Treinadores de Ténis. Este evento provocou a visita de cerca de 80 pessoas que tiveram a oportunidade de conheceram alguns pontos turísticos da cidade de Ponta Delgada e da ilha de São Miguel.