Edit Template

Desafio Vertical 0/947 revela trilhos e paisagens inspiradoras na Lagoa

A Vila de Água de Pau irá acolher a 5.ª edição do Desafio Vertical 0/947, no próximo dia 12 de Abril, contando já com mais de duas centenas de participantes. Este evento de trail running, organizado pelo “Morcegos Trail Clube”, com o apoio da Câmara Municipal da Lagoa e da Junta de Freguesia de Água de Pau, revela os trilhos desafiantes e paisagens inspiradoras da Lagoa.
A prova mais longa, designada “DV Trail”, inclui percurso de 35,3km, que terá como ponto de partida a Ponta da Galera, Caloura, Água de Pau, passando pelo Pico da Barrosa e com término no polivalente de Água de Pau.
A prova de corrida curta, “DV Sprint”, conta com um percurso de 16,6 km, entre a Ponta da Galera e o centro da Vila de Água de Pau. Ambas as provas de corrida, “DV Trail e DV Sprint”, são destinadas a maiores de 18 anos.
Além disso, o Desafio Vertical deste ano terá uma prova de caminhada de 11,3km, que terá início na Casa da Água Trail Point, no lugar dos Remédios, Santa Cruz, e a meta junto ao polivalente de Água de Pau.
De acordo com o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Nelson Santos, “esta é uma prova diferenciadora que se enquadra na dinâmica pretendida para o desporto municipal, representando o expoente máximo das potencialidades do desenvolvimento desportivo do concelho e alicerçando-se no seu lema do desporto «do mar à montanha»”.
Recorde-se que o Desafio Vertical surgiu através da ideia de um dos primeiros elementos do “Morcegos Trail Clube”, Carlos Figueiredo, que em conjunto com a Câmara Municipal de Lagoa, decidiu organizar um evento que visava fomentar a actividade física e, ao mesmo tempo, mostrar alguns dos trilhos do concelho da Lagoa. A ideia foi dar um carácter competitivo e divertido ao evento, permitindo que se articulasse o lado desportivo do trail running com a vertente lúdica e de lazer ao percorrer trilhos lagoense.
Esta prova tem a particularidade de o arranque dos atletas funcionar em formato de contra-relógio, ou seja, não existe uma partida única e cada elemento parte com um determinado horário que é diferente de qualquer outro participante. Actualmente, o evento integra o calendário de provas da International Trail Running Association, atribui pontos para o Ultra Trail Mont Blanc Index, incorpora os circuitos nacionais da Associação de Trail Running de Portugal e, também, pontua para o Campeonato de Trail de Ilha de São Miguel (CTSMI).

Edit Template
Notícias Recentes
Previstas taxas de ocupação de 70% na hotelaria açoriana na Páscoa
Detenção pelo crime de violência doméstica na Lagoa
Cooperativa União Agrícola promove 17.º Curso de Preparadores e Manejadores de Animais para concursos
Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão
Páscoa com “bom tempo” no arquipélago dos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores