A Vila de Água de Pau irá acolher a 5.ª edição do Desafio Vertical 0/947, no próximo dia 12 de Abril, contando já com mais de duas centenas de participantes. Este evento de trail running, organizado pelo “Morcegos Trail Clube”, com o apoio da Câmara Municipal da Lagoa e da Junta de Freguesia de Água de Pau, revela os trilhos desafiantes e paisagens inspiradoras da Lagoa.
A prova mais longa, designada “DV Trail”, inclui percurso de 35,3km, que terá como ponto de partida a Ponta da Galera, Caloura, Água de Pau, passando pelo Pico da Barrosa e com término no polivalente de Água de Pau.
A prova de corrida curta, “DV Sprint”, conta com um percurso de 16,6 km, entre a Ponta da Galera e o centro da Vila de Água de Pau. Ambas as provas de corrida, “DV Trail e DV Sprint”, são destinadas a maiores de 18 anos.
Além disso, o Desafio Vertical deste ano terá uma prova de caminhada de 11,3km, que terá início na Casa da Água Trail Point, no lugar dos Remédios, Santa Cruz, e a meta junto ao polivalente de Água de Pau.
De acordo com o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Nelson Santos, “esta é uma prova diferenciadora que se enquadra na dinâmica pretendida para o desporto municipal, representando o expoente máximo das potencialidades do desenvolvimento desportivo do concelho e alicerçando-se no seu lema do desporto «do mar à montanha»”.
Recorde-se que o Desafio Vertical surgiu através da ideia de um dos primeiros elementos do “Morcegos Trail Clube”, Carlos Figueiredo, que em conjunto com a Câmara Municipal de Lagoa, decidiu organizar um evento que visava fomentar a actividade física e, ao mesmo tempo, mostrar alguns dos trilhos do concelho da Lagoa. A ideia foi dar um carácter competitivo e divertido ao evento, permitindo que se articulasse o lado desportivo do trail running com a vertente lúdica e de lazer ao percorrer trilhos lagoense.
Esta prova tem a particularidade de o arranque dos atletas funcionar em formato de contra-relógio, ou seja, não existe uma partida única e cada elemento parte com um determinado horário que é diferente de qualquer outro participante. Actualmente, o evento integra o calendário de provas da International Trail Running Association, atribui pontos para o Ultra Trail Mont Blanc Index, incorpora os circuitos nacionais da Associação de Trail Running de Portugal e, também, pontua para o Campeonato de Trail de Ilha de São Miguel (CTSMI).