Edit Template

André Rodrigues realizou fórum sobre pesca

Um Fórum sobre Pesca Recreativa e Ambiente Aquático, promovido pelo eurodeputado André Franqueira Rodrigues, decorreu Segunda-feira, reunindo representantes de toda a Europa, deputados ao Parlamento Europeu e representantes da Comissão Europeia.
Dirigindo-se a decisores políticos, especialistas e representantes da European Anglers Alliance (EAA) e da European Fishing Tackle Trade Association (EFTTA), o eurodeputado açoriano sublinhou o contributo socioeconómico e ambiental do setor, que representa cerca de 25 milhões de praticantes na UE e um impacto económico estimado em mais de 10 mil milhões de euros anuais, incluindo mais de 100 mil empregos diretos e indiretos no comércio, turismo, transporte, alojamento e restauração.
“A pesca recreativa é muitas vezes subestimada, mas representa práticas seletivas e sustentáveis que ajudam a conservar a biodiversidade e a apoiar economias costeiras e rurais em toda a Europa,” afirmou o Eurodeputado.
Franqueira Rodrigues, na qualidade de Coordenador do Grupo dos Socialistas & Democratas (S&D) na Comissão das Pescas (PECH), destacou as oportunidades criadas pela revisão em curso da Política Comum das Pescas (PCP) e pelo desenvolvimento do novo Pacto Europeu para os Oceanos.
“O nosso Grupo político tem defendido um Pacto para os Oceanos verdadeiramente holístico — que analise os impactos desde os nossos rios e lagos interior até ao mar aberto, e que reforce a liderança da UE nos assuntos marítimos,” referiu Rodrigues.
O eurodeputado defendeu ainda uma maior inclusão dos representantes da pesca recreativa nos processos de consulta e decisão da UE, salientando que os conhecimentos e experiência do setor são essenciais para políticas mais eficazes e adaptadas às realidades locais.
“A participação de atores locais e regionais — das pequenas vilas costeiras às ilhas, como a minha — é vital para garantir que as políticas europeias refletem as verdadeiras necessidades das comunidades e da conservação dos ecossistemas aquáticos.”
Franqueira Rodrigues concluiu a sua intervenção apelando a uma abordagem colaborativa, que una decisores políticos, cientistas, pescadores e ambientalistas, para garantir um futuro sustentável para a pesca europeia, conclui nota do eurodeputado.

Edit Template
Notícias Recentes
“Ritmos da Cidade” anima concelho da Lagoa durante o Verão
Treinadores açorianos de Karate em estágio internacionalem Coimbra
Açores com a menor taxa de empregos vagos do país
Governo dos Açores conclui segundo Relatório de Monitorização do Programa Regional para as Alterações Climáticas
Ponta Delgada entre as cidades mais procuradas por turistas nacionais para férias em Julho
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores