O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, manifestou-se orgulhoso pelo facto de a autarquia ter sido galardoada com a Bandeira de Mérito Social, distinção atribuída pela Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES) a organizações que se destacam na promoção do bem-estar e do desenvolvimento social, assim como na aplicação de medidas com vista à mitigação da pobreza e da exclusão social.
“Com particular orgulho, vi a Câmara Municipal de Ponta Delgada integrar o leque de 158 entidades distinguidas pela ANGES e destacar-se por entre os 532 projectos que foram avaliados pelo júri do prémio Bandeira de Mérito Social”, disse.
Pedro Nascimento Cabral enalteceu, por isso, “o trabalho inexcedível e, muitas vezes, invisível” que é desenvolvido pelos dirigentes e equipas do Departamento de Desenvolvimento Social, Educação, Juventude e Desporto, “reduzindo assimetrias sociais e também apoiando o progresso da cidade de Ponta Delgada” nos vários domínios que a identificam.
Nesse seguimento, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada realçou que, este ano, a autarquia manteve a verba recorde de 4 milhões de euros na área da Acção Social, justamente “para fortalecer os projectos existentes e a criação de novas medidas para apoiar as famílias e IPSS do concelho”.
Conforme recordou, as Funções Sociais representam 64% das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2025, reflexo de “uma preocupação solidária pela coesão social” num tempo particularmente difícil.
“Face às dificuldades provocadas por um clima internacional instável, com grande impacto na economia familiar, desde há dois anos, que temos colocado no topo do investimento municipal as Funções Sociais, aplicando, na governação local, políticas que visem maior justiça e inclusão de todos, indo ao encontro das reais necessidades dos nossos concidadãos”, afirmou o autarca.
Do amplo conjunto de iniciativas sociais implementadas, Pedro Nascimento Cabral quis destacar os serviços dedicados à população sénior, enfatizando, em particular, a importância do projecto “PDL Cuidar de Quem Cuida” que apoia os idosos do concelho, assim como os seus cuidadores e famílias.
Pedro Nascimento Cabral sublinhou ainda a preponderância da Estratégia Municipal de Combate à Pobreza e Exclusão Social no concelho, razão pela qual a autarquia “aumentou a atribuição de apoios às famílias e IPSS, em cerca de 50%”.
A I Gala de Mérito Social da ANGES realizou-se no dia 25 de Março, no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro, contando com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho.