O presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, sublinhou que Luís Montenegro “cumpriu, com honra, todos os compromissos assumidos com os açorianos”, deixando palavras de apreço “pelo excelente trabalho feito pelo Primeiro-Ministro, que é recandidato, na governação de Portugal”.
Falando após acompanhar o líder nacional do partido num encontro com a Federação Agrícola dos Açores, destacou mesmo que Montenegro tenha conseguido “em tão pouco tempo, assumir e cumprir para com a Região, mesmo os assuntos adiados e sonegados pela anterior governação socialista na República”.
Bolieiro lembrou “a recente assunção, por parte do Estado, dos custos relativos ao que a Região pagava quanto ao fim dos rateios na Agricultura. O sector nos Açores, e os nossos lavradores, sabem bem a importância estratégica desta matéria, e reconhecem a diferença de tratamento por este Primeiro-Ministro e por este Governo da República”.
O presidente do PSD/Açores recordou “ a alteração verificada no Subsídio Social de Mobilidade, com a diminuição do preço das passagens aéreas, que é verdadeiramente excepcional, pois quando tudo sobe, nessa matéria, o preço a pagar pelo residente nos Açores vai diminuir”, assumiu.
Ainda nesse particular, José Manuel Bolieiro garantiu “a continuidade de um diálogo construtivo, para que o Subsídio Social de Mobilidade cumpra um grande objectivo, que também é europeu, da continuidade e da coesão territorial no país”.
Lembrou igualmente “outros compromissos assumidos pelo agora recandidato a Primeiro-Ministro, como o de que os Açores teriam novamente um deputado ao Parlamento Europeu pelo PSD. Cá estamos, pois, com a força moral da honra na palavra dada, e ambiciosos nos novos compromissos e no trabalho bem desenvolvido pela governação de Portugal”, afirmou.
Bolieiro deixou “um desafio aos eleitores dos Açores, para que escolham a estabilidade da governação do país e a continuidade deste projecto político, para resolvermos as pendências, como a revisão da Lei de Finanças das Regiões Autónomas e os contínuos compromissos na Saúde na Agricultura”.
Já Luís Montenegro começou por mostrar o ensejo de que a
Coligação “possa ter uma maior representação açoriana no Parlamento, desde logo porque é facilmente comprovável, entre os deputados que exerceram essas funções neste último ano, que os nossos foram os mais consequentes com a transposição dos compromissos e a obtenção de resultados efectivos para a qualidade de vida dos açorianos”.
“Posso também dizer que temos vindo a trabalhar em grande proximidade com o Governo Regional, e com todas as autoridades regionais na resolução dos principais problemas dos açorianos e de todos aqueles que visitam os Açores”.
Montenegro relevou a importância “da atribuição aos Açores dos meios financeiros prometidos, e que vinham sendo sucessivamente adiados, para fazer face aos prejuízos do furacão Lorenzo”.
O candidato a Primeiro-Ministro comprovou que, “hoje, nos Açores, é possível viver com menos impostos. E é possível viver com serviços públicos mais eficientes ao nível da Educação, da Habitação, da Mobilidade, e das políticas públicas que oferecem igualdade de oportunidades a todas e a todos”, concluiu.