Edit Template

Previstas taxas de ocupação de 70% na hotelaria açoriana na Páscoa

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) divulga ontem os resultados do seu mais recente inquérito “Balanço Carnaval & Perspetivas Páscoa 2025”, apontando para uma Páscoa com boas expectativas, tanto durante as férias escolares, 7 a 21 de Abril, como no fim de semana, de 18 a 21 de Abril.

Reservas, Ocupação
e Preço

De acordo com os dados recolhidos junto de 307 empreendimentos turísticos associados da AHP, a taxa de ocupação nacional prevista, para as férias escolares neste período, ronda os 73%. O preço médio nacional (ARR) poderá fixar-se, de acordo com as reservas pendentes até 13 Abril, data de fecho do inquérito, nos 152 euros.
As perspetivas para o fim de semana da Páscoa mostram uma ocupação média prevista também de 73%. As reservas “on the books” estavam, na data referida, nos 64%, sendo que o ARR era de 161 euros (9 euros superior ao ARR previsto para o período das férias).
A análise por regiões confirma a Madeira como o destino mais procurado, com 83% de taxa de ocupação prevista e um ARR “on the books” de 152 euros.
Também em destaque estão a Grande Lisboa, com 78% de ocupação prevista e o preço médio mais elevado do país: 210 euros; e o Algarve, com 72% de reservas e um ARR de 138 euros.

Açores com 70% de taxa
de ocupação

Outras regiões como o Norte (71%) e Açores (70%) apresentam igualmente boas perspetivas de ocupação, embora com valores médios mais moderados.
Já o Centro (56%) e o Alentejo (61%), apesar de registarem crescimentos em reservas, apresentam níveis de ocupação abaixo da média nacional, anda que no caso do Alentejo compensado com valores mais elevados no ARR previsto.

Mercados
em destaque

Em todo o território nacional, no período das férias escolares, o mercado nacional continua a integrar o TOP 3 dos mercados emissores, apontado por 77% dos inquiridos, tal como o Reino Unido, para 51%, e os EUA, apontado por 44%.
Em algumas regiões, destaque para os EUA, apontado por 69%, dos inquiridos em Lisboa, e para o Reino Unido, apontado por 98% dos inquiridos do Algarve e 91% da Madeira.
Já quanto ao fim de semana da Páscoa, mantém-se Portugal com a mesma percentagem de respondentes, subindo Espanha, mencionada por 47%, praticamente ex aequo com o Reino Unido.
Os EUA e a Alemanha mantêm-se como mercados internacionais relevantes, com presença significativa em várias regiões do país​.

Canais de reserva

O estudo revela ainda que os principais canais de reserva continuam a ser o Booking (95%), seguido pelos websites próprios dos hotéis (90%) e pela Expedia (38%). (De sublinhar que nos destinos onde o mercado EUA tem particular relevo, especialmente em Lisboa, a Expedia faz parte dos 3 principais canais de reserva para 51% dos inquiridos). Estes dados refletem a consolidação do digital como primeiro canal de captação de clientes.
Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, destaca que “a Páscoa é, tradicionalmente, uma época importante para a hotelaria nacional e os dados que recolhemos reforçam, mais uma vez, essa tendência. Registamos um crescimento sustentado nas reservas, um aumento moderado nos preços e uma variação no peso relativo dos mercados emissores, com destaque para o crescimento do peso do Reino Unido e dos Estados Unidos, e uma menor quota comparada de França.”
“Importa ainda sublinhar o peso crescente das reservas de última hora, que têm vindo a ganhar expressão nos últimos anos. É por isso expectável que, em algumas regiões e hotéis, a taxa de ocupação venha a aproximar-se dos 100% à medida que nos aproximamos do fim de semana pascal”, conclui a responsável.

Edit Template
Notícias Recentes
Previstas taxas de ocupação de 70% na hotelaria açoriana na Páscoa
Detenção pelo crime de violência doméstica na Lagoa
Cooperativa União Agrícola promove 17.º Curso de Preparadores e Manejadores de Animais para concursos
Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão
Páscoa com “bom tempo” no arquipélago dos Açores
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores