Edit Template

PS/Açores defende “maior apoio técnico e valorização salarial nas IPSS”

A deputada do PS/Açores, Sandra Costa Dias, defendeu que “é urgente reforçar os apoios técnicos e garantir a valorização dos profissionais do sector social, que desempenham funções essenciais ao bem-estar das comunidades”.
No âmbito de uma visita à Casa do Povo dos Arrifes, os deputados tiveram oportunidade de conhecer de perto o trabalho exemplar desenvolvido nesta instituição e identificar as dificuldades que se estendem a muitas outras Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) da Região.
A deputada que integrou a comitiva socialista sublinhou que “é urgente reforçar os apoios técnicos e garantir a valorização dos profissionais do sector social, que desempenham funções essenciais ao bem-estar das comunidades”.
Durante a visita, a direcção da instituição alertou para várias necessidades prementes, nomeadamente a falta de formação adequada para cuidadores e dirigentes; a ausência de acompanhamento técnico especializado no acesso a diferentes formas de financiamento e na melhoria das respostas sociais e a necessidade de rever os critérios de atribuição de apoios eventuais, cuja rejeição tem comprometido o equilíbrio financeiro das instituições.
“As instituições estão a ser prejudicadas por indeferimentos em apoios destinados a reparar equipamentos imprescindíveis para o seu funcionamento. Estes apoios existem para responder a situações urgentes e inadiáveis, mas o seu actual enquadramento está a falhar”, afirmou Sandra Costa Dias.
A deputada destacou ainda a importância de reforçar a capacidade formativa e técnica das instituições, garantindo que o Estado assume um papel activo na qualificação do sector e na dignificação das condições laborais.
Sandra Costa Dias alertou ainda para a necessidade de actualizar os valores padrão, tendo em conta o aumento generalizado dos preços, de forma a salvaguardar a qualidade das respostas prestadas aos utentes.
A socialista, destacou “o papel imprescindível das Casas do Povo no apoio à comunidade, na promoção do bem-estar dos utentes e na valorização dos seus trabalhadores”.
“É com grande apreço que reconhecemos o empenho da direcção, dos técnicos e de toda a equipa desta instituição. Mas também saímos com a noção clara de que é urgente melhorar os apoios concedidos, não só no que toca ao financiamento, mas também no acesso a formação, equipamentos e candidaturas a programas que permitam inovar e prestar melhores cuidados à comunidade”, afirmou a parlamentar socialista.
O PS/Açores continuará a defender, no Parlamento Regional, medidas que promovam uma resposta social mais robusta, eficaz e sustentável, valorizando o papel insubstituível das IPSS em todas as ilhas da Região.

Edit Template
Notícias Recentes
Cristina do Canto Tavares afirma que “Casa Manaias oferece dignidade e combate os estigmas sociais”
Judo açoriano em evidência no Campeonato Nacional de Juvenis
Pedro Nascimento Cabral lança primeira pedra para 12 habitações em São Sebastião
Fim-de-semana com bom tempo, mas atenção às poeiras do Saara
Detido suspeito do crime de posse de arma proibida em Ponta Delgada
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores