Edit Template

PS/Açores denuncia atrasos nos apoios à habitação e defende soluções urgentes para as famílias

O Grupo Parlamentar do PS/Açores denunciou os graves atrasos na atribuição de apoios no âmbito do programa “Casa Renovada, Casa Habitada – Renovar para Habitar”, sublinhando que esta situação está a comprometer o acesso das famílias açorianas a uma habitação condigna.
Para a Presidente do GPPS, Andreia Cardoso, “não é aceitável que existam Açorianos com candidaturas aprovadas e obras concluídas que continuam à espera do apoio financeiro devido”. Segundo a socialista, esta realidade está a “gerar desconfiança no programa e a adiar a reabilitação de casas essenciais para o bem-estar das famílias”.
Com o objectivo de obter esclarecimentos, o PS/Açores entregou um requerimento ao Governo Regional na semana passada a solicitar dados actualizados sobre o número de candidaturas apresentadas, aprovadas, pagas e pendentes por ilha, entre 2021 e 2024, onde é também solicitada informação sobre os tempos médios de liquidação dos apoios, bem como os acordos de cooperação celebrados com autarquias e os pagamentos efectuados nesse âmbito.
O requerimento inclui ainda questões relativas ao regime excepcional para a eliminação de barreiras arquitectónicas em habitações de pessoas idosas ou com deficiência, cuja execução tem sido igualmente marcada por demoras injustificáveis.
“O direito a uma habitação digna não pode continuar a ser adiado por falta de organização e resposta do Governo Regional”, afirma Andreia Cardoso, que defende “soluções urgentes e eficazes para garantir que as famílias recebam os apoios a que têm direito”.
O PS/Açores reiterou o seu compromisso com políticas públicas de habitação que funcionem, que cheguem às pessoas em tempo útil e que promovam a justiça social em todas as ilhas.

Edit Template
Notícias Recentes
“Ritmos da Cidade” anima concelho da Lagoa durante o Verão
Treinadores açorianos de Karate em estágio internacionalem Coimbra
Açores com a menor taxa de empregos vagos do país
Governo dos Açores conclui segundo Relatório de Monitorização do Programa Regional para as Alterações Climáticas
Ponta Delgada entre as cidades mais procuradas por turistas nacionais para férias em Julho
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores