Edit Template

Francisco César denuncia apoio do Chega às tarifas dos EUA que afectam os produtos açorianos

O Presidente do PS Açores alertou para os impactos negativos das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre os produtos europeus, e criticou o apoio do partido Chega a medidas que colocam em risco a competitividade dos produtos açorianos, como o queijo de São Jorge.
“Nós sabemos que os Estados Unidos aumentaram as tarifas em relação aos produtos europeus exportados para os Estados Unidos, o que afectará, também, os produtos açorianos, nomeadamente o queijo de São Jorge”, afirmou o líder socialista, para salientar a incongruência do partido Chega que “se diz o partido dos agricultores, mas, ao mesmo tempo, apoia as tarifas do Presidente Trump”.
Para o candidato socialista às eleições legislativas de 18 de Maio, estas tarifas prejudicam duplamente os Açores, encarecendo os produtos regionais nos mercados internacionais e aumentando a concorrência interna.
“Todos os produtos concorrentes ao queijo de São Jorge e aos lacticínios dos Açores que entram nos Estados Unidos vão ter que procurar outros mercados, procurando outros mercados vão entrar em mercados que são concorrenciais aos produtos dos Açores”, afirmou.
De acordo com o socialista, que falava à margem de uma reunião com a União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge, o Chega é também o partido “que acha que a União Europeia deve impor barreiras à entrada de produtos”, uma medida que “acabaria por prejudicar os lavradores açorianos”, uma vez que “o único produto que iria subir com essas tarifas seriam os combustíveis”.
Na ocasião, e além da questão tarifária, o Presidente do PS Açores identificou outros dois riscos graves para o sector agrícola: os rateios no programa POSEI já a partir do próximo ano e o sistema de transporte de mercadorias na Região, que compromete a capacidade de exportação e abastecimento das ilhas.
“É muito difícil prever quando é que os navios chegam para que as mercadorias possam ser recebidas ou exportadas”, afirmou Francisco César, para defender “uma alteração do sistema de transportes de carga e mercadorias em relação ao continente”.
Para o Presidente do PS/Açores e candidato às eleições legislativas de 18 de Maio, estes são riscos que preocupam, actualmente, “a economia açoriana e, em particular, o sector agrícola”.

Edit Template
Notícias Recentes
Open Day de Pesca Feminina juntou 21 participantes numa manhã de aprendizagem e convívio
Naturais e amigos do Concelho do Nordeste reuniram-se no 31º convívio
19.º Festival Internacional de Folclore do Porto Formoso reúne grupos dos Açores, França e Polónia
Detida pessoa indiciada do crime de tráfico de estupefacientes no concelho da Lagoa
JSD/Açores apresenta XIII Universidade de Verão 2026 com foco nos resultados
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores