Edit Template

CPI o quê? Quem? Quando? Onde?

Arrisco começar esta crónica dizendo que Pedro Nuno Santos tem uma boa equipa de comunicação para eleições que se realizassem há dez anos, sobretudo quando a ladainha da esquerda e da extrema-esquerda funcionava na perfeição.
Entretanto, os portugueses foram despertando da monotonia dos dias da geringonça, e dificilmente voltarão a acreditar em embalos fáceis, que se traduzem em políticas vazias e projetos aventureiros. Tão longe foram que o desencanto generalizado com aqueles partidos deixou marcas profundas junto daqueles grupos de eleitores que normalmente decidem, e votam, não por convicção, mas por mera intuição circunstancial.
A juntar à festa, nos últimos meses, o pós-socrático Pedro Nuno Santos esbanjou o crédito que lhe restava para conseguir ser eleito 1º Ministro de Portugal, sobretudo quando jogou as fichas todas numa Comissão Parlamentar de Inquérito à Spinumviva, cujo único objetivo e propósito seria denegrir Luís Montenegro e daí retirar os proveitos políticos. No entanto, quando esta semana o mesmo reconhece que se calhar não haverá CPI, devido a ter já todas as informações de que necessitava, fez o seu número de harakiri e enterrou a última hipótese de vencer a eleição de dezoito de maio.
Por outras palavras: a poderosa granada que PNS teve na mão, que mandou o país para eleições, mergulhando-o numa crise desnecessária, acabou por rebentar na sua própria casa, revelando a imaturidade, a irresponsabilidade e a incompetência de quem não está, nem nunca esteve, preparado para governar.
E, por último, a joint-venture entre Pedro & André, um socialista, o outro chegano, significa que a política não pode ser exercida com leviandade e inconsequência. O povo português não é cego, não é mudo, não é surdo, mas sobretudo não tem memória curta. Desta vez, o português varrerá o país de socráticos e pós-socráticos por um bom par de anos?
Afinal, os esclarecimentos de Luís Montenegro foram suficientemente esclarecedores para Pedro, também para André, e para a Procuradoria-Geral da República. E é isso que interessa!

Luís Soares Almeida*

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores