Edit Template

Roberto Reis aborda obra de Martins Garcia na Biblioteca da Lagoa

Amanhã, dia 7 de Maio, pelas 10h30, a Câmara Municipal da Lagoa, através da Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, irá promover uma «Leitura comentada da obra “O Medo” de José Martins Garcia», estando a iniciativa a cargo de Roberto Jesus Reis. Esta acção insere-se no âmbito das comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da dinamização do fundo de José Martins Garcia.
A decorrer na Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira (Convento de Santo António), trata-se de uma iniciativa aberta ao público em geral, embora dirigida preferencialmente a alunos e a instituições, de promoção da leitura e divulgação da obra em destaque. Roberto Jesus Reis, nascido na ilha do Faial e residente em São Miguel, tem 57 anos. É licenciado em Educação e mestre em Estudos de Língua Portuguesa, pela Universidade Aberta. Tem 3 livros de poesia editados e é editor das Chancelas Escritor Edições e Ilhas 9 Edições. É actor residente do grupo de teatro ETCENA da Associação Solidaried’arte (Associação de Educação e Integração pela Arte e Desenvolvimento Cultural Social e Local) e sócio fundador da mesma.
A Biblioteca Municipal lançou-lhe o desafio pelo seu percurso no mundo dos livros e por ter abordado a obra de José Martins Garcia na sua dissertação de mestrado “A transcrição do medo: a abordagem de João de Melo e José Martins Garcia nas obras «Livro de Vozes e Sombras» e «O Medo»”.
As duas obras tratam do tema da revolução de 25 de Abril de 1974, abordando ambos os autores o período antes da revolução, o dia da revolução, o pós-revolução e a problemática da descolonização.
Esta acção visa divulgar a obra de José Martins Garcia, uma vez que a Biblioteca Municipal possui no seu acervo, fruto de uma doação concretizada por Pedro Queiroz, o fundo do escritor constituído por mais de 500 espécies bibliográficas da colecção particular de José Martins Garcia, com obras nas áreas da filosofia, psicologia e literatura. O fundo contempla, também, várias obras da sua autoria.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores